Título: Lula vai a comício de Patrus em BH
Autor: Klein, Cristian; Di Cunto, Raphael
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2012, Política, p. A8

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje em Belo Horizonte de um comício eleitoral do candidato do PT à prefeitura, Patrus Ananias. Será a primeira vez que Lula subirá num palanque de campanha desde a eleição de Dilma Rousseff em 2010. Sua tarefa é ajudar Patrus a reverter a ampla vantagem de Marcio Lacerda (PSB), o prefeito e candidato à reeleição. Na pesquisa divulgada ontem pelo Vox Populi, Lacerda apareceu com 44% das intenções de voto e Patrus, 25%.

Entre petistas que trabalham na campanha, há uma expectativa de que Lula dê uma injeção de ânimo nos eleitores e nos militantes. Por mais que Patrus tenha diminuído ligeiramente sua desvantagem desde julho, a diferença nas pesquisas ainda é grande e o quadro atual é desfavorável para ele.

Para levar a disputa para o segundo turno, o petista tem de obter 38% a 40% das intenções de voto, segundo o cálculo que roda na campanha. Não se trata de tirar votos de partidos nanicos; mas, sim, de tirar votos de Lacerda. Os dois polarizam a preferência desde o início da campanha. Uma das estratégias, segundo um líder petista que trabalha na campanha, é "forçar mais a mão a partir de agora para desconstruir a imagem de Lacerda", batendo nos problemas de trânsito, saúde e segurança. Lacerda tem o menor índice de rejeição entre os eleitores (17%); Ananias, 19%, segundo o Datafolha.

Perguntado se acredita que o evento com Lula trará um impacto direto nas intenções de voto à sua candidatura, Patrus Ananias disse ontem: "Lula é a maior liderança política do Brasil". E acrescentou: "Sem dúvida que a presença do presidente Lula reforça nossa campanha e mais do que isso, mostra a nossa afinidade de ideias, de princípios e compromissos." Patrus foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula.

O ex-presidente não é novidade na campanha de Patrus. Desde o primeiro dia de propaganda no rádio e na TV, ele aparece pedindo votos. Uma pesquisa encomendada pelo PT para uso interno, mostrou que Ananias tinha 25% das intenções de voto e Lacerda 43%, segundo o deputado federal Miguel Correia Júnior (PT). Quando o entrevistador incluía os apoiadores de Ananias na pergunta (Lula e Dilma); e os apoiadores de Lacerda (o senador Aécio Neves e o governador de Minas, Antonio Anastasia, ambos do PSDB), o resultado mudava. Patrus ia para 31%. Lacerda, no entanto, ficava com os 43%. Em outras palavras: os dois candidatos já agregaram os votos que seus aliados. "A vinda de Lula cristaliza os 30% e poucos e dá uma animada", diz o deputado. É essa animada, espera-se na campanha, que eleve as intenções de voto a Patrus para 35% em uma semana, continua o deputado.

O coordenador da campanha petista, o atual vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, disse que a campanha mesmo começa com a vinda de Lula: "A expectativa é que a vinda de Lula marcará a grande arrancada para a vitória."

A candidatura de Ananias foi costurada por Dilma e pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), partido que está na chapa do petista. A disputa na capital mineira mobilizou o governo e o PT nacional porque o principal apoiador de Marcio Lacerda é Aécio Neves, que provavelmente disputará a Presidência com Dilma em 2014. O embate em Belo Horizonte se tornou, assim, um dos mais importantes no xadrez eleitoral para daqui a dois anos.

O comício está marcado para começar às 19h, na região central da cidade. O PT espera reunir 15 mil pessoas. Em tom de piada, Lacerda disse que espera que chova à noite.