Título: "Briga é com PSDB porque SP não elege Russomanno", diz Marta
Autor: Di Cunto, Raphael
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2012, Política, p. A10

Com base nas últimas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) já prevê disputa no segundo turno entre o candidato do PT, Fernando Haddad, e o do PRB, Celso Russomanno. "O que era impossível de ser pensado em São Paulo é hoje uma possibilidade."

Mesmo assim, ela diz que o candidato a ser combatido pelo PT, por enquanto, ainda é o tucano José Serra: "Agora não é hora de brigar com Russomanno. A briga é com o Serra. São Paulo não elege Russomanno."

Na avaliação da senadora, a liderança de Russomanno nas pesquisas está sendo mantida principalmente com votos de petistas que desconhecem a candidatura de Haddad, de eleitores que a apoiam pela gestão na prefeitura (2001 a 2004) - os "martistas" -, de malufistas e do público que ele conquistou como apresentador de televisão de programa de defesa do consumidor.

Segundo Marta, o candidato do PRB tira mais votos que poderiam ser de Haddad e não tira muitos votos de Serra, já que o PSDB tem um "núcleo duro" do eleitorado e seus eleitores "mais volúveis" tendem a ir para Gabriel Chalita (PMDB) e Soninha Francine (PPS).

Marta já gravou mais de 200 apoios para programas de candidatos do PT e de partidos coligados do país todo. São Paulo é "prioridade absoluta", mas avalia participar de eventos de campanha de candidatos de outros locais, como Humberto Costa (PT) em Recife, Eduardo Paes (PMDB) no Rio de Janeiro e Vanessa Grazziotin (PCdoB) em Manaus.

Embora já tenha gravado um "rápido" apoio para o programa eleitoral de televisão de Haddad, Marta vai acertar sua participação na campanha do candidato do PT nesse sábado, em reunião com o marqueteiro João Santana. Mas já sabe qual será sua principal tarefa: "Atrair os petistas e martistas para Haddad".

De acordo com o que ficou acertado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai participar do programa de televisão, de comícios e de eventos partidários em locais mais estratégicos, onde sua presença pode fazer diferença.

Marta tem feito críticas a Serra pelo Twitter e avisa que, quando precisar, vai usar sua página na rede social para responder ao que considera "provocações" de Serra. "Não quero tuitar todo dia, mas algumas provocações vão ter resposta."

Na quarta-feira, escreveu que Serra "tenta virar dono" de marcas do PT na prefeitura, como o bilhete único e os CEUs. "Basta! Fale o que fez Serra/Kassab".

Com críticas à gestão de Marta na prefeitura (2001 a 2004), Serra tem atraído a senadora para a campanha. "Ele se apropria do que eu fiz. Ele não tem uma marca. E seu pupilo [o prefeito Gilberto Kassab] é rejeitado tanto ou mais do que ele pela população. Em vez de se apropriar de marcas da nossa gestão, como os CEUs, o bilhete único e as creches, dizendo que fez melhor, ele que mostre o que fez. Se tiver uma única palavra para qualificar o governo Serra/Kassab é medíocre, para não dizer coisa mais forte", disse ao Valor.