Título: Área de tecnologia puxa a alta das bolsas nos EUA
Autor: Agências internacionais
Fonte: Valor Econômico, 09/01/2007, Finanças, p. C2

As bolsas dos Estados Unidos subiram ontem, puxadas por ações de empresas de tecnologia, após a melhora na avaliação de companhias líderes, como a IBM.

As ações da rede varejista Gap subiram depois da informação de que a empresa contratou o Goldman Sachs para avaliar alternativas estratégicas. A Gap se recusou a comentar.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,21%, para 12.423 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,16%, para 2.438 pontos. O índice Standard & Poor's 500 ganhou 0,22%, a 1.412 pontos.

As ações da IBM subiram após a elevação da recomendação pelo UBS, que também melhorou a avaliação dos papéis de empresas de tecnologia de "na média" para "acima da média do mercado". As ações do setor de semicondutores tiveram a avaliação elevada de "abaixo da média" para a média do mercado.

As elevações ajudaram a alavancar o mercado, disse Michael James, do Wedbush Morgan de Los Angeles. Ele apontou que o Nasdaq teve uma performance significativa este mês, impulsionando o mercado. "É quase como comprar por inércia. Você não pode deixar o Nasdaq se mover tão mais alto e não acompanhá-lo se você é um gestor institucional", disse.

As bolsas européias encerraram com tendência mista, com perdas nas ações de empresas de assistência médica sendo compensadas por ganhos das mineradoras de metais pesados após uma subida nos preços do cobre.

Entre os maiores movimentos do dia, a gigante francesa do setor de energia EDF subiu após a elevação de seu preço-alvo pela Societé Generale, enquanto a KarstadtQuelle caiu com o ceticismo de analistas quanto aos seus dados trimestrais de vendas.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações das empresas européias, caiu 0,1%, para 1.484 pontos, após máxima de 1.492 pontos durante o dia.

O índice Financial Times, de Londres, fechou em baixa de 0,42%, a 6.194 pontos. O CAC-40, de Paris, subiu 0,02% (5.518 pontos). Em Frankfurt, o DAX subiu 0,22% (6.607 pontos). Houve queda de 0,15% em Milão (31.888 pontos). A alta chegou a 0,12% em na Bolsa de Madri e 0,59% no pregão de Lisboa.