Título: Flores irá assumir a presidência da Brasilprev
Autor: Romero , Cristiano
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2012, Finanças, p. C3

Ex-presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB), Ricardo Flores será o novo presidente da Brasilprev, empresa de previdência aberta pertencente ao BB. A nomeação foi decidida há duas semanas e será anunciada oficialmente a qualquer momento.

Flores deixou o comando da Previ em maio, por decisão da presidente Dilma Rousseff. O executivo presidiu o maior fundo de pensão do Brasil e da América Latina por dois anos, mas se desgastou no cargo depois de se envolver em polêmica com a diretoria do BB. Flores foi apontado pelo Palácio do Planalto como pivô de um movimento de desestabilização do presidente do banco, Aldemir Bendine.

Por causa da polêmica, a presidente Dilma ordenou a demissão do vice-presidente de governo do BB, Ricardo Oliveira, e de Ricardo Flores, da Previ. Flores, agora, recebeu um prêmio de consolação. Vai substituir Sérgio Rosa, que o antecedeu no comando da Previ e deixou a presidência da Brasilprev em maio. Desde então, a empresa vinha sendo presidida por um interino. A Brasilprev é uma associação entre o BB Seguros Participações e o PFG do Brasil, empresa integrante do americano Principal Financial Group. Embora seu maior acionista seja o banco estatal brasileiro, a gestão da empresa é privada, isto é, não está sujeita às limitações impostas pelas leis de licitação (8.666) e do regime dos servidores públicos (8.112).

O grupo Principal detém a maioria das ações ordinárias, mas o BB é o maior acionista da empresa (cerca de 75% do total das ações). A Brasilprev tem 1,4 milhão de clientes e administra ativo total de R$ 49,2 bilhões.