Título: Brasil e Argentina discutem adoção das moedas nacionais no comércio bilateral
Autor: Landim, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 10/10/2006, Brasil, p. A3

O Brasil poderá participar de mais de 30 projetos de investimentos na Argentina, nas áreas de infra-estrutura, transportes e energia, e grande parte deles terá apoio do BNDES, informou ontem o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan à ministra argentina da Economia, Felisa Miceli. Furlan está desde domingo em visita oficial ao principal sócio do Mercosul, mantendo reuniões com ministros e empresários.

"A avaliação (da visita) é muito positiva", disse Miceli ontem em uma breve entrevista, depois da reunião com o ministro brasileiro. "Pudemos planejar muitas coisas importantes para ir analisando. Conversamos sobre o comércio bilateral em moeda local, estivemos trabalhando em como incentivar o comércio do Mercosul para vender produtos ao mundo de forma conjunta", afirmou Felisa.

Um dos temas do encontro foi o projeto de promover as trocas comerciais nas moedas locais (real e peso), em substituição ao dólar. Segundo a ministra, o primeiro passo para isso é a aprovação pelos presidentes dos quatro países do Mercosul, através da assinatura de um protocolo. A reunião presidencial está programada para o fim deste ano.

Questionado sobre se as negociações com a Argentina não ficariam prejudicadas em uma eventual derrota do presidente Lula no segundo turno das eleições, Furlan negou. "O interesse do Mercosul, o interesse do BNDES e o da exportação de produtos brasileiros e tecnologias, independem de governos."

Furlan também abriu a reunião da Comissão de Monitoramento do Mercosul, que tem na pauta temas relacionados às restrições comerciais nos setores de veículos, trigo, calçados e eletrodomésticos. A reunião termina hoje, quando o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, fará um balanço das discussões. Furlan comentou que, no caso do setor automotivo, a situação é "tranquilíssima", porque o setor está crescendo em ambos os países.