Título: Oposição acusa petista na CPI das Sanguessugas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/10/2006, Política, p. A7

A CPI das Sanguessugas teve ontem um dia tenso, com troca de acusações entre deputados e desencontros. A comissão tentou realizar uma reunião às 10h. Por falta do quórum mínimo de 19 integrantes, o presidente do colegiado, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), cancelou o encontro às 10h30 e o remarcou para terça-feira. A oposição imediatamente reagiu, acusando-o de manobrar a favor do governo e de impedir a convocações de petistas envolvidos com a malsucedida compra do dossiê Vedoin junto à máfia das sanguessugas.

Um grupo da oposição reuniu-se depois do cancelamento da reunião e fez um apelo a Biscaia para que remarcasse o encontro para a tarde de ontem. O pedido partiu dos deputados e subrelatores Fernando Gabeira (PV-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). Os parlamentares acham que faltou boa vontade a Biscaia. "Normalmente o presidente aguarda uma hora, uma hora e meia para a chegada dos deputados. Enquanto isso, fazemos um debate no plenário da comissão. Hoje, isso não aconteceu", comentou Gabeira.

Biscaia explicou que não esperou mais tempo por temer que o debate na CPI se tornasse uma disputa eleitoral entre governo e oposição. "Não quero entrar na disputa ou colocar a CPI no centro do processo eleitoral", justificou.

À tarde, Gabeira e Sampaio anunciaram que Biscaia havia mudado de idéia e marcado reunião para 15h. O presidente reagiu à informação. "Eles falaram mentira. Eu não minto. Eles não disseram a verdade. Eles tentaram me convencer depois da reunião das 10h, mas ouvi os argumentos e não aceitei", disparou.

Gabeira retrucou: "É mentira dele (Biscaia). E por que então ele está aqui?", indagou referindo-se à presença de Biscaia no corredor da CPI na hora marcada para a suposta reunião. O presidente da CPI afirmou que passou no local apenas para ver o movimento e saber o que se passava.

O líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), integrante da CPI, também acusou Biscaia de manobrar a favor do governo. "Ele atendeu a um pedido do governo. Não afrontou o regimento, mas trabalhou pelo governo sim", disse o pefelista. "Está havendo manobra", concordou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

Ontem, o gabinete de Biscaia recebeu mais uma ameaça de morte contra o deputado. "Não foi eleito, presidente da CPI das Sanguessugas? Agora vai morrer", teria dito um homem, em ligação anônima. O petista já acionou os órgãos de segurança da Câmara e a Polícia Federal para obter proteção.