Título: Conhecimento ajuda candidato do PRB
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2012, Política, p. A11

O Datafolha divulgou ontem uma nova pesquisa de intenção de voto para a prefeitura da cidade de São Paulo. O levantamento foi realizado no dia 20 de agosto, véspera do início do horário eleitoral em rádio e televisão.

Em comparação à pesquisa anterior, realizada em 19 e 20 de julho, Celso Russomanno, do PRB, somou 5 pontos em sua intenção de voto e chegou a 31%, ultrapassando José Serra (PSDB), que perdeu 3 pontos e ficou com 27%. É a primeira pesquisa que aponta Russomanno em primeiro lugar, ainda que a margem de erro, de 3%, indique o empate técnico entre os dois candidatos.

O candidato do PRB tem como vantagem o fato de ser o segundo candidato mais conhecido pela população - 94% dos entrevistados dizem conhecê-lo -, atrás apenas de Serra, conhecido por 98% dos entrevistados. Ajudado pela presença na mídia até recentemente, o candidato também conta com o apoio de setores ligados a igrejas evangélicas, em especial a Igreja Universal, que possivelmente lhe deu capilaridade para divulgação neste período que antecede o início do horário eleitoral. Não por acaso, entre os evangélicos pentecostais o Datafolha apurou 38% de votos para Russomano, maior diferença em relação a Serra, que ficou com 25% neste grupo.

Os demais candidatos não apresentaram resultados fora da margem de erro no intervalo de um mês. Fernando Haddad, do PT, subiu de 7% para 8% das intenções de voto, mas continua em empate técnico com Gabriel Chalita (PMDB), que permanece com 6%, e Soninha Francine (PPS), com 5%, dois pontos a menos que na pesquisa anterior. Paulinho da Força perdeu mais um ponto e ficou com 4%.

Haddad provavelmente irá melhorar muito seu desempenho com o início do horário eleitoral em rádio e televisão. A observação do histórico do voto em São Paulo mostra que o PT possui uma base consistente de eleitores que espera apenas a apresentação do candidato no horário eleitoral para decidir seu voto. Parte deste eleitorado nunca ouviu falar em Fernando Haddad, assim como ignora a preferência do ex-presidente Lula pelo candidato. Com isso, pode-se esperar que Haddad seja o candidato mais beneficiado nas duas primeiras semanas dos programas de rádio e televisão.

Chalita ainda demonstra dificuldades em sair do patamar de 6% das intenções de voto. Carismático e com bom tempo na propaganda eleitoral, Chalita terá de disputar votos entre os eleitores dos três primeiros colocados - Russomanno, Serra e Haddad - se quiser seguir para o segundo turno da eleição. Para isso, deverá contar com o apoio direto do vice-presidente Michel Temer (PMDB), que tem mostrado interesse em fortalecer a sigla no estado paulista, especialmente após a morte do ex-governador Orestes Quércia, em 2010.

Enquanto Haddad e Chalita lutam para se tornarem mais conhecidos, Serra tem como maior desafio a diminuição de sua rejeição, que é a maior entre os candidatos e agora oscilou de 37% para 38%. É um índice alto para quem pretende conseguir o voto da maioria dos eleitores, e ainda mais preocupante se for considerada a chance de os demais candidatos se unirem ao seu adversário no segundo turno da eleição.

O Datafolha avaliou ainda o interesse do paulistano sobre a disputa. Para 31%, há um grande interesse na eleição, mas 26% declaram não ter interesse nenhum. O baixo envolvimento dos eleitores também pode ser percebido nos baixos índices de escolha da intenção de voto espontânea. Russomano continua na liderança, mas com 15%, metade dos votos da estimulada, seguido de Serra, com 13%, e Haddad, com 4%. Neste caso, 48% dos eleitores não souberam indicar um candidato.

O início do horário eleitoral é a grande aposta dos principais candidatos para melhorar seus números, mas é possível arriscar que os quatro primeiros colocados - Russomanno, Serra, Haddad e Chalita - também terão de trabalhar muito em suas campanhas de rua para sensibilizar os eleitores que têm apresentado baixo interesse na eleição.