Título: D'Urso busca classe média para Russomano
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2012, Política, p. A11

Na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 31% das intenções de voto, Celso Russomanno (PRB) intensificou a busca de apoio junto a empresários, profissionais liberais e à classe média. O principal interlocutor da campanha é o vice na chapa, Luiz Flávio D"Urso (PTB), presidente licenciado da seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil. À frente na periferia, tradicional reduto eleitoral do PT na capital, Russomanno mira nos votos do candidato do PSDB, José Serra, com 27%.

O candidato do PRB enfrenta a resistência do eleitorado mais escolarizado e com maior renda. Segundo Russomanno a presença de D"Urso em sua chapa tem ajudado na aproximação com a classe média e com o setor produtivo.

"Temos feito pesquisas qualitativas que mostram que com a vinda de D"Urso para a campanha essa resistência diminuiu. Também temos dado atenção a sociedade organizada de classe média alta", afirmou Russomanno ontem, ao participar do lançamento do comitê geral de sua campanha.

O candidato citou como exemplo dessa aproximação um encontro realizado na semana passada com cerca de 200 empresários, organizado pelo Rotary Club.

"Celso [Russomanno] é muito conhecido na periferia e coube a mim fazer a interlocução com profissionais liberais, com o meio jurídico e com os setores organizados da sociedade", afirmou D"Urso. "Falo com associações comerciais, sindicatos, maçonaria... Não são grupos das classes C, D e E, que veem Celso como ídolo", disse o vice.

Licenciado da presidência da OAB-SP, D"Urso está em seu terceiro mandato no cargo. Entre seus pares o advogado é mais conhecido pela atuação política dentro da entidade do que pelas causas criminais que defende.

Ao falar de seus clientes, D"Urso citou o casal que comanda a igreja Renascer, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes. Os religiosos tiveram problemas com a Justiça dos Estados Unidos e chegaram a ser presos ao entrar naquele país com milhares de dólares escondidos em Bíblias. Recentemente, D"Urso ganhou visibilidade ao defender a família do executivo Marcos Matsunaga, da Yoki, esquartejado pela esposa.

Além de D"Urso, o presidente nacional do PRB e coordenador-geral da campanha de Russomanno, Marcos Pereira, também tem atuado junto a empresários. Pereira foi vice-presidente da Record e tem negociado com empresários para buscar recursos à campanha. O coordenador da campanha sinalizou que os resultados favoráveis nas pesquisas de intenção de voto têm ajudado na captação de recursos, mas evitou falar em valores.

Russomanno comemorou o resultado do Datafolha e disse que vai continuar trabalhando como se estivesse em "último lugar". "Campanha não se ganha com intenção de voto. Se ganha com trabalho e humildade", disse. A candidatura reforçará a campanha de rua sobretudo em bairros na franja da periferia, em áreas em que o PT já foi vitorioso, mas que o PSDB avançou nas últimas eleições.

O candidato afirmou que não vai mudar a estratégia da campanha. "O que a gente está fazendo está dando certo. Não tem ovo de colombo, não tem nova fórmula, não vamos inventar a roda. Estamos fazendo o que temos que fazer, que é andar o meio do povo".

Russomanno, que se disse com o "pé no chão", usou várias vezes em seu discurso o termo "candidato do novo". "Somos o novo. Nunca ocupamos cargo eletivo no Executivo, mas tenho bagagem, tenho história", afirmou o candidato, ex-deputado federal.