Título: Lacerda descrê de candidatura presidencial do PSB em 2014
Autor: Souza, Marcos de Moura e
Fonte: Valor Econômico, 29/08/2012, Política, p. A5

O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), disse que considera haver poucas chances de seu partido lançar um candidato a presidente em 2014 e que só uma piora na situação da economia nacional poderá impedir que a presidente Dilma Rousseff seja reeleita. O prefeito disse também o senador Aécio Neves [PSDB-MG] - seu principal aliado na disputa pela prefeitura - provavelmente será derrotado numa disputa contra ela.

"Não vejo o PSB disputando a Presidência em 2014", disse Lacerda durante sabatina realizada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo" em Belo Horizonte. "Será muito difícil, a não ser que haja um desastre na economia, a presidente Dilma perder uma eleição."

O presidente nacional do PSB e governador do Pernambuco, Eduardo Campos, é cogitado como possível candidato presidencial de 2014. A legenda faz parte da base de Dilma, mas rachou com o PT em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza nas eleições deste ano. Na capital mineira, o principal adversário de Lacerda na corrida pela prefeitura é Patrus Ananias (PT).

Ao falar de Aécio, o prefeito especulou que suas chances em 2014 são pequenas. "Certamente o governador [senador] Aécio na situação atual, seria candidato, mesmo com uma derrota provável, que também pode não acontecer, [ele] pode eventualmente ganhar, mas se posicionando já para 2018."

Aécio participa do grupo que desenha a estratégia de campanha de Marcio Lacerda, pede votos para ele no rádio e TV e seu partido o PSDB é o principal aliado do prefeito na disputa.

Ainda sobre 2014, Lacerda não descartou a hipótese de, mesmo reeleito prefeito, abandonar o segundo mandato no meio para disputar as eleições para governador de Minas Gerais. Primeiro disse que está gostando muito da experiência como prefeito e que não o atrai a hipótese de deixar a prefeitura um ano e quatro meses depois de ser reeleito para disputar o cargo de governador. Mas em seguida, ao ser perguntado, se comprometeria a ficar no cargo de prefeito até o fim de um segundo mandato, Lacerda ponderou: "Quando a gente é jovem, a gente tem muitas certezas. Eu aprendi na minha vida a nunca dizer "desta água não beberei". O homem é sua história e a suas circunstâncias e às vezes política é destino também, mas eu não vejo isso como meu destino nem é um projeto pessoal meu." E acrescentou: "Eu prefiro não fazer planos, a verdade é essa."