Título: Lula expõe distanciamento do PSB
Autor: Camarotto , Murillo
Fonte: Valor Econômico, 27/08/2012, Política, p. A8

Com um depoimento mais contundente, exibido na sexta-feira no programa eleitoral do PT recifense, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe mais elementos sobre o suposto rompimento dele com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Pela primeira vez na campanha, Lula mandou recados claros ao PSB, cujo candidato à prefeitura, Geraldo Julio, coloca a "capacidade de gestão" como seu principal atributo.

"De vez em quando se inventam palavras mágicas no Brasil. Fala-se na palavra "choque de gestão", fala-se da palavra "gestor"; ou seja, é importante, na hora de votar, que você vote em alguém que tenha, sobretudo, coração, consciência e compromisso com a parte mais pobre da população", afirmou o ex-presidente, durante o programa do candidato do PT, o senador Humberto Costa.

Até então, a cúpula do PSB no Estado - que atribui ao PT local os boatos sobre o rompimento entre os dois líderes - vinha avaliando como "light" a postura do ex-presidente na campanha do Recife. Antes da exibição do programa, uma pessoa influente no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual, disse ao Valor que Lula estava pegando leve porque "sabe que vai perder".

Com apoio dedicado do governador e uma aliança de 14 partidos, que lhe garantiu o dobro de tempo de televisão, o desconhecido candidato do PSB vem crescendo rapidamente nas pesquisas de intenção de voto, o que acendeu o sinal amarelo na campanha petista. De acordo com o Ibope, Julio passou de 5% para 16% em duas semanas, enquanto que Humberto Costa recuou de 40% para 32%.

A polarização está acirrando ainda mais os ânimos entre PT e PSB, que apesar de viverem às turras, ainda estão associados em Pernambuco. Enquanto o PT comanda secretarias importantes no governo estadual, como Transportes e Cultura, o PSB participa diretamente da gestão petista na capital, com o vice-prefeito da cidade, Milton Coelho.

Nos dois primeiros debates, Costa e Julio trocaram muitas alfinetadas. Entre elas, uma em que o senador petista acusou o rival de ter prejudicado o Recife quando estava na secretaria estadual de Planejamento, entre 2007 e 2010. Já o candidato do PSB criticou o desempenho de Costa no comando do Ministério da Saúde, entre 2003 e 2005.

Caso se confirme o cenário de provável segundo turno entre Costa e Julio, a eleição municipal do Recife tende a se tornar um equilibrado duelo de popularidade entre Lula e Campos. A depender do grau de acirramento desse embate, o dito rompimento político entre os dois poderá vir naturalmente à tona.

Nesse ambiente, cresce a chance de o governador de Pernambuco se lançar à disputa presidencial já em 2014. Atualmente, ainda pairam dúvidas sobre o timing ideal para ele chegar ao Palácio do Planalto. A ruptura com o PT, contudo, será uma etapa obrigatória.

Na sexta-feira, ao participar do anúncio de uma nova cervejaria em Pernambuco, Campos ouviu maravilhas do investidor, que se disse impressionado com o profissionalismo da gestão estadual. O empresário também fez previsões sobre a inauguração da fábrica e sobre a política nacional: "Em abril de 2014, quando você já tiver feito o que queremos, já estaremos tomando cerveja produzida em Pernambuco".