Título: Intel lança chip para padrão WiMax
Autor: Moreira, Talita
Fonte: Valor Econômico, 13/10/2006, Empresas, p. B3

A fabricante de semicondutores Intel reforçou sua estratégia no mercado de banda larga sem fio ao apresentar, na quarta-feira, o primeiro chip que permite o acesso às versões fixa e móvel do padrão tecnológico conhecido como WiMax. Com isso, a empresa pretende ampliar as possibilidades de uso de seus processadores e acelerar a disseminação da internet sem fio.

O WiMax permite o acesso à banda larga sem fio, por meio de antenas que oferecem sinal num raio de até 48 quilômetros. Em várias partes do mundo, encontram-se instaladas ou em teste redes no padrão chamado de nomádico, que permite o acesso à web de maneira estática. Porém, os fabricantes de equipamentos para telecomunicações estão desenvolvendo uma versão móvel da tecnologia, que poderá competir com a telefonia celular e deverá chegar ao mercado nos próximos dois anos.

Foi de olho nesse salto tecnológico que a Intel desenvolveu o novo chip. "Este é um passo importante para o lançamento do WiMax móvel", disse o vice-presidente executivo e gerente-geral de vendas e marketing da empresa, Sean Maloney, durante o WiMax World, conferência sobre internet móvel realizada em Boston (EUA).

O processador, batizado de Connection 2250, possibilita que uma operadora instale uma rede de WiMax fixa e mais tarde evolua para o sistema móvel sem a necessidade de substituir o equipamento dos clientes. Na avaliação de Maloney, o chip ajudará os fornecedores de tecnologia a desenvolver produtos mais baratos. O executivo afirmou que a Motorola pretende utilizar o 2250 nos equipamentos que irá lançar a partir de 2007.

A repórter viajou a convite da Motorola