Título: Americana Globex investirá em planta de álcool no país
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 13/10/2006, Agronegócios, p. B9

A companhia americana Globex anunciou na quarta-feira que pretende investir cerca de US$ 50 milhões em uma planta de álcool no Brasil. Essa planta, ao contrário das tradicionais destilarias brasileiras que utilizam cana-de-açúcar como matéria-prima, extrairá o álcool combustível a partir de resíduos da cana, como a palha, lascas de madeira e papel e celulose.

Em entrevista ao Valor por telefone, Michel Benoit, porta-voz da companhia, disse que a planta que será instalada no país servirá como um modelo para ser usado como exemplo em outros países produtores de álcool. A empresa está em fase de negociação com autoridades brasileiras para a instalação da planta no país.

O local onde será implantada a destilaria no país ainda é mantido em sigilo. De acordo com Benoit, o investimento realizado pela Globex no Brasil será em parceria com empresários brasileiros e investidores canadenses. "Este projeto está em fase de negociações adiantadas. No máximo em seis meses, teremos todo o projeto definido". Michel Benoit informou, ainda, que o projeto no Brasil está em estudos há pelo menos oito meses.

A americana Globex desenvolve tecnologia para a produção da chamada energia limpa. Segundo Benoit, a multinacional mantém em Montreal, no Canadá, um importante laboratório para desenvolver pesquisas neste sentido.

A tecnologia que está sendo adotada pela Globex consiste na extração de álcool por meio de hidrólise, cujo processo consiste na quebra das moléculas desses resíduos (matérias-primas). Atualmente, no Brasil, a Dedini Indústria de Base , maior produtora de equipamentos para as indústrias de açúcar e álcool do país, com sede em Piracicaba, no interior paulista, desenvolve uma tecnologia no mesmo sentido, com a produção do álcool a partir da palha da cana.

O álcool que será produzido na planta brasileira da Globex será do tipo hidratado para abastecer o mercado interno, segundo Benoit. O interesse de investir no Brasil reflete o fato de o país ser o líder na produção de álcool na América Latina - os Estados Unidos são o maior produtor mundial de álcool desde 2005, informou a empresa em comunicado.

A companhia americana aposta que os combustíveis alternativos, também conhecidos como "energia verde", podem substituir os aditivos poluentes adicionados à gasolina, como o MTBE (metil, tercil, butil e éter), nos Estados Unidos, ainda utilizados em larga escala na frota de automóveis daquele país.

A produção de álcool nos Estados Unidos já totaliza aproximadamente 18 bilhões de litros por ano e deverá atingir 25 bilhões de litros nos próximos dois anos, segundo especialistas do setor.