Título: Ex-presidente pede votos para Patrus na TV
Autor: Souza, Marcos de Moura E
Fonte: Valor Econômico, 28/08/2012, Política, p. A8

A campanha do candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, exibiu ontem à noite um vídeo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta a pedir votos para o petista e no qual o apresenta como um dos responsáveis por criar a chamada nova classe média do país e também pela forma, segundo Lula, bem sucedida como o Brasil passou pela crise financeira de 2008.

É a segunda vez que Lula aparece na propaganda de Patrus. No primeiro vídeo, o tempo reservado ao ex-presidente era menor e ele aparecia sozinho pedido votos ao candidato. O novo vídeo foi feito em formato de uma conversa entre os dois e procura passar a mensagem de que Patrus teve papéis de protagonistas no governo bem avaliado de Lula.

"Não tem universidade que ensine as pessoas a cuidar dos mais pobres, isso se aprende em casa, de berço é uma coisa de coração. E vocês têm a oportunidade agora em 2012 de votar num homem que é um dos responsáveis pelo fato de nós termos tirado 28 milhões de pessoas da miséria absoluta e ter elevado 40 milhões de pessoas à classe média", diz Lula sobre Patrus.

"O sucesso do Brasil na crise mundial se deve muito ao trabalho social que o companheiro fez enquanto ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome no meu governo. Por isso, não tenha dúvida, no dia 7 de outubro vote Patrus para prefeito de Belo Horizonte."

No decorrer da conversa, Patrus falou de suas propostas prioritárias para Belo Horizonte, entre as quais melhorar o serviço público de saúde. A conversa durou quase todo o tempo (pouco mais de oito minutos) da propaganda petista.

O PSB é partido da base da presidente Dilma Rousseff, mas na capital mineira entrou na disputa pela prefeitura tendo como principal aliado o PSDB do senador Aécio Neves, virtual candidato na disputa das eleições presidenciais em 2014 - provavelmente contra Dilma.

Aécio estreou na campanha de TV de Lacerda no domingo. Não no programa eleitoral do prefeito, mas em inserções de 30s que vão ao ar durante todo o dia na programação das rádios e TVs. O tom foi mais comedido. Aécio aparece sozinho dizendo que há quatro anos pediu votos a Lacerda porque confiava nele. "Os anos se passaram e toda a Belo Horizonte pôde conhecê-lo melhor. Você é testemunha: nesse período nossa cidade avançou como nunca", diz Aécio. "Continuo com Marcio por coerência e convicção, por amor a Belo Horizonte, por respeito a você. Venha com a gente", convida ele.

A equipe de marketing político de Lacerda tem dito que acredita que Aécio agrega votos e que, além disso, faz uma contraposição a Lula.