Título: Serra ataca gestão de petista na área da saúde
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/08/2012, Política, p. A8

"Esse pessoal do PT não tem jeito mesmo. De novo, estão prometendo planos mirabolantes para a saúde". Com a fala de um ator de semblante grave e imagens de pessoas reclamando em setembro de 2004 do atendimento em hospitais durante a gestão da ex-prefeita petista Marta Suplicy (2001-2004), foi iniciado o programa eleitoral do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, exibido ontem.

Levado ao ar depois de o PT veicular um programa todo voltado para o tema, na sexta-feira, a peça tucana investiu na campanha negativa e acusou a administração do PT de deixar em condições precárias "oito de cada dez postos de saúde" do município. A exibição do programa coincidiu ainda com a confirmação de Marta de que participará da campanha do correligionário Fernando Haddad (PT).

Imagens de hospitais em estado caótico, salas de cirurgia fechadas e equipamentos remendados com esparadrapo adornam o primeiro minuto e meio do programa. Na sequência, surge Serra, também em imagem resgatada da campanha à prefeitura em 2004 - na qual venceu Marta -, andando por um terreno em M"Boi Mirim, zona sul paulistana, e prometendo construir ali um novo hospital. Corta para 2012, e Serra caminha em frente ao hospital construído. "Aqui está. O que antes era apenas uma promessa hoje é um bom hospital", crava o tucano. o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M"Boi Mirim, foi inaugurado em 2008, durante a gestão do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD).

O debate sobre a saúde dominou a pauta dos envolvidos na eleição paulistana ontem. Pela manhã, Kassab afirmou que o Haddad "tem que olhar para o próprio umbigo", já que integrou a secretaria de Finanças durante o período de Marta. "Nós vamos fazer cinco [hospitais]. Já fizemos dois e vamos fazer os outros três", disse o prefeito.

Mais tarde, Haddad rebateu: "Ele [Kassab] tem que dar o endereço dos três hospitais, porque não tomou iniciativa nesse sentido e o Serra não se comprometeu a entregar". Depois, o petista ironizou a entrada de Kassab no embate eleitoral. "Fico feliz que o prefeito tenha vindo para o debate, ele estava meio afastado. É bom que ele volte ao debate público sobre sua administração, que tem um candidato que defende a continuidade".