Título: País revê para baixo PIB dos últimos dois anos
Autor: Johnson, Miles
Fonte: Valor Econômico, 28/08/2012, Internacional, p. A11

A Espanha reviu para baixo os números de sua economia de 2010 e 2011. Os dados, divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), devem afetar negativamente a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, a ser revelada hoje, e elevam o temor de que o país não conseguirá evitar novo pedido de ajuda internacional.

Segundo o INE, a quarta maior economia da zona do euro cresceu só 0,4% no ano passado, menos que o 0,7% inicialmente estimado. O reajuste ocorreu em decorrência de exportações e demanda interna mais fracas do que o originalmente calculado. Em 2010, houve uma contração de 0,3%, pior do que a queda de 0,1% do cálculo anterior.

A Espanha enfrenta a sua segunda recessão em três anos, com desemprego batendo em 25%. De acordo com a primeira estimativa, a economia teve uma contração de 0,4% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro, que por sua vez caiu 0,3%.

Para analistas, a recessão deve se acentuar no resto do ano. "Espero um enfraquecimento razoavelmente dramático do PIB no terceiro e no quarto trimestre, e além, em função da queda de todos os componentes da demanda interna", disse Ebrahim Rahbari, economista do Citigroup em Londres. "O aperto fiscal terá um forte impacto na Espanha, e a maior parte de seus efeitos ainda não apareceu."

O governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy já obteve neste ano uma linha de crédito de até € 100 bilhões de seus 16 parceiros na zona do euro para ajudar bancos espanhóis que ficaram em dificuldade após o colapso do setor imobiliário e o início da crise financeira internacional, em 2008.