Título: Governo descarta elevar teor de álcool na gasolina
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 05/01/2007, Agronegócios, p. B10

O governo federal descarta, por enquanto, elevar a mistura do álcool anidro (adicionado à gasolina) dos atuais 23% para 25% nesta entressafra da cana (que vai até abril). Segundo Ângelo Bressan, diretor de Agroenergia do Ministério da Agricultura, o assunto sequer foi debatido ontem (4) durante o encontro entre o ministro Luís Carlos Guedes Pinto com o presidente Lula.

As discussões concentraram-se nos atuais preços dos combustíveis e nos estoques de álcool para esta entressafra, afirmou Bressan. Em outubro do ano passado, quando o governo autorizou o aumento de 20% para 23% do álcool na gasolina, havia uma expectativa de que a mistura pudesse subir novamente para 25% durante o início deste ano, caso os estoques de álcool fossem suficientes para garantir o abastecimento até abril.

Bressan, que também participou da reunião, afirmou ao Valor que as discussões para a volta da mistura para 25% não foram incluídas na pauta entre o ministro Guedes e o presidente Lula.

Em comunicado à imprensa, o Ministério da Agricultura informou que o governo estava preocupado com as oscilações de preços do produto ocorridas no final de 2006, embora o mercado considere normais os reajustes no período da entressafra.

Guedes acredita, contudo, que os atuais estoques de álcool "estão em níveis bastante confortáveis". Dados do governo mostram que o estoque no início deste ano está em 4,78 bilhões de litros. A expectativa é iniciar a nova safra, a 2007/08, com estoques de 500 milhões de litros.

Na avaliação do ministro, os aumentos registrados até o momento no álcool foram um pouco elevados, mas estão dentro dos parâmetros normais do mercado. A preocupação do governo reflete os fortes reajustes de preços do álcool combustível registrados nas últimas três entressafras por conta da menor oferta do produto no período. Nesses últimos anos, os usineiros tiveram de antecipar a colheita de cana para garantir o abastecimento de álcool.