Título: Debate público restabelece crise interna petista
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 05/01/2007, Política, p. A6

A trégua interna dentro do PT em função do período eleitoral foi definitivamente encerrada ontem, com o aprofundamento da exposição de divergências em relação à volta do deputado Ricardo Berzoini à presidência da sigla. Normalmente discreto, o secretário de Finanças da sigla, Paulo Ferreira, divulgou na página eletrônica do PT uma carta aos membros do Diretório Nacional atacando o secretário de Relações Internacionais da sigla, Valter Pomar, opositor de Berzoini.

"A quem interessa desestabilizar Berzoini? Não quero crer que alguns dirigentes petistas sejam adeptos do quanto pior melhor (...) para, assim, conquistarem vantagem política", escreveu Ferreira. Dois dias antes, Pomar havia divulgado um artigo em que argumentava que a volta de Berzoini fragiliza politicamente o partido.

"Se o companheiro Valter Pomar - estivesse de fato preocupado com o que é melhor para o PT, poderia se utilizar das instâncias internas do partido para promover este debate, já que ele e alguns outros dirigentes sempre foram muito críticos em levar disputas internas para a mídia", afirmou Ferreira.

Ferreira sucedeu Delúbio Soares no comando das finanças petistas em 2005. Saiu em defesa do ex-deputado José Dirceu no momento em que a então direção do partido tentou exclui-lo do Diretório e se opôs à expulsão de seu antecessor na tesouraria. Fortalecido depois de excluído pela Polícia Federal do inquérito que investiga a compra do dossiê contra o PSDB, Berzoini poderá reaglutinar o antigo "Campo Majoritário" do partido.

"O processo eleitoral havia deixado latente a polarização entre uma ala do partido que deseja uma revisão profunda dos métodos do partido e outra corrente que não acha isso necessário. Agora o armistício acabou e voltamos à mesma discussão", disse o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP), defensor da reestruturação do partido.

A volta do conflito aberto entre as correntes petistas já havia começado a se desenhar no mês passado. A Articulação de Esquerda, corrente comandada por Pomar, elaborou no começo de dezembro um documento de análise em que se apontava para a ruptura do compromisso de Berzoini de exercer um comando colegiado da sigla.

"A direção funcionou relativamente bem, num clima distinto da direção anterior, até o momento em que as pesquisas começaram a sugerir que Lula poderia ser eleito no primeiro turno (...). Deste momento em diante, algumas práticas da direção anterior voltaram a se fazer presentes, entre elas a centralização das decisões, criando o ambiente propício à ocorrência do episódio do "dossiê", afirma o texto. A direção anterior mencionada é a eleita em 2001, comandada inicialmente por José Dirceu e depois por José Genoino Neto.

Para Cardozo, o clima de disputa deve perdurar até o Congresso petista, em junho. A corrente a favor da renovação petista já coleciona uma série de derrotas, desde o fracasso em excluir o grupo de Dirceu da chapa majoritária, no fim de 2005.