Título: Em 104 municípios, número de eleitores é maior do que o de habitantes
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 16/10/2006, Política, p. A10

Com pouco mais de 4,4 mil habitantes, a cidade de Macuco, no centro do Rio de Janeiro, tem 1.331 eleitores a mais do que moradores. A situação não é exclusiva do município fluminense: outros 140 municípios em todo o país registram em suas estatísticas mais votos do que habitantes.

No cruzamento de dados da população estimada pelo IBGE para 2006 e as informações sobre o eleitorado fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 19 Estados registram divergência semelhante. Na eleição de 2002, foram 44 municípios, espalhados em 12 Estados. O levantamento, realizado pelo Valor Data, revela que a maior parte dos municípios é composta de grotões, com menos de 10 mil habitantes, como Terra da Saudade, em Minas Gerais. O tribunal regional mineiro registra 935 eleitores na cidade, de 889 moradores. O Estado lidera no número de cidades com mais eleitores do que moradores. Nesta eleição, foram 17 casos. Em seguida aparecem Mato Grosso, com 14; Piauí, com 13 e Paraná e Tocantins, com 12.

O tamanho do município é um dos argumentos usados tanto pelo TSE, quanto o IBGE para explicar o fenômeno. Quanto menor o número de habitantes, maior a chance de apresentar distorções. A migração também é levada em conta, explica o assessor chefe da Corregedoria Geral, do TSE, Sérgio Cardoso. Afastados das metrópoles e com atividade econômica limitada, muitas pessoas migram em busca de melhores oportunidades e alteram a proporção entre os dois dados.

Outra explicação é que muitas pessoas não transferem o título de eleitor para as cidades onde trabalham. "Existe uma diferença entre o domicílio eleitoral, onde a pessoa reside ou tem um vínculo profissional e o domicílio civil, que é onde reside", explica Cardoso, lembrando das diferentes metodologias usadas pelos dois institutos. Ainda existe também a chance de uma estimativa populacional muito diferente do que a cidade apresenta. O último censo foi realizado em 2000, mas para cada ano o instituto apresenta uma estimativa de habitantes.

Em 22 municípios a situação se repetiu nas duas últimas eleições. O TSE chama a atenção para que, nos casos em que há suspeita de irregularidades eleitorais, pode ser feita a recontagem de votos da eleição no município. (CA)