Título: Regras complexas atrasam definição de medidas
Autor: Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2012, Brasil, p. A4

A complexidade das regras para o setor portuário atrasa o fechamento do pacote de medidas preparado pelo governo, mas a presidente Dilma Rousseff planeja costurar as medidas ainda em setembro. Associações empresariais e operadores de terminais têm sido chamados quase todas as semanas para reuniões, na Casa Civil, a fim de explicar detalhadamente o sistema de tarifas aplicado nos portos e esclarecer dúvidas dos técnicos na montagem das novas regras.

Na reta final das discussões, a ministra Gleisi Hoffmann resolveu incluir uma visita aos três principais portos da Europa para entender seus modelos de gestão e conhecer suas experiências.

Durante a viagem, que tem como principal objetivo sondar grandes operadoras europeias sobre o interesse em associar-se à Infraero na condição de sócios minoritários para administrar os aeroportos do Galeão e de Confins, parte da comitiva seguirá um caminho diferente. A ideia é visitar os portos de Roterdã (Holanda), de Hamburgo (Alemanha) e de Antuérpia (Bélgica).

Além de Gleisi, outros cinco altos funcionários compõem a missão: os ministros Wagner Bittencourt (Aviação Civil) e Leônidas Cristino (Portos), o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

A agenda completa de reuniões não havia sido divulgada, até ontem à noite, pela Casa Civil. Nem mesmo assessores próximos dos integrantes da comitiva tiveram acesso prévio à agenda montada pelo Planalto. A visita começaria por Frankfurt, onde parte do grupo iria à sede da operadora de aeroportos alemã Fraport. (DR)