Título: Vivax manterá seu modelo de negócio
Autor: Fuoco, Taís
Fonte: Valor Econômico, 16/10/2006, Empresas, p. B2

Enquanto transcorre a primeira etapa do processo de aquisição do controle da Vivax pela Net Serviços, anunciado na quinta-feira e que envolve a compra de uma participação minoritária - 36,7% do capital social -, a administração da Vivax não sofrerá alteração.

De acordo com Francisco Valim, presidente da Net que participou na sexta-feira de teleconferência sobre a proposta, "a Vivax seguirá o modelo de administração que adota hoje sem nenhuma ingerência da Net". Segundo ele, as duas poderão até discutir planos para o futuro em conjunto, mas não há nada previsto sobre isso nesse momento.

A Net pretende adquirir o controle total em uma segunda etapa do processo, mas isso depende da aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que não tem data para ocorrer.

O executivo também minimizou diferenças operacionais entre as duas empresas. "No caso do modem, as duas utilizam a mesma tecnologia", disse, acrescentando mais tarde que "as duas empresas têm o mesmo modelo de negócios e operam de forma muito similar". Segundo Valim, "a própria Net é fruto de algo como dez tecnologias diferentes", já que fez várias aquisições ao longo de sua história. Por isso, notou, a empresa "já aprendeu a viver com a diversidade".

Juntas, as duas operadoras de TV paga e banda larga atuarão em 78 cidades do país, das quais uma única coincidente: Santos, no litoral paulista. De acordo com o executivo, esse município representa "3% do total das operações da Vivax" e as empresas, caso concluam a operação, adotarão o procedimento "que a Anatel determinar" em relação a essa região.

Valim, afirmou que as contas que dão 75% de participação à empresa que surgirá caso a Net consiga adquirir o controle total da Vivax são "uma forma distorcida de olhar o mercado", já que essa avaliação leva em conta apenas a participação das duas companhias no segmento de TV a cabo.

"Na TV por assinatura concorremos também com o satélite, com a TV aberta e com o MMDS [sistema de antenas por radiofreqüência]", citou. Por isso, Valim afirma que, juntas, Net e Vivax terão 45% do mercado de TV paga de modo geral e 14% dos assinantes de banda larga do país.

A Net passa a acumular 1,97 milhão de clientes, caso conclua a aquisição. A segunda colocada seria a fusão entre Sky e DirecTV, com cerca de 1,3 milhão de assinantes.

Segundo ele, a Net "espera que esquente" a disputa entre as operadoras de TV paga e de telecomunicações após essa aquisição "porque hoje não existe competição na telefonia fixa ou na oferta de telefonia fixa mais banda larga e celular".

Para o executivo, a aquisição do controle da Vivax - a segunda maior do país em assinantes de TV por assinatura, atrás somente da própria Net - "robustece a capacidade da Net de competir no mercado de TV por assinatura, banda larga e voz" e pode "ampliar o modelo competitivo no setor de telecomunicações".

O fato de a compra ter sido feita agora, depois que a Vivax abriu o capital no Nível 2 da Bovespa no início deste ano, torna a operação "absolutamente transparente, especialmente para os minoritários", de acordo com Valim. Ele também destacou o fato de a aquisição não envolver recursos em dinheiro, mas apenas troca de ações. "Não envolve endividamento e, por isso, não compromete a capacidade financeira da companhia", reiterou.

Na avaliação da corretora Merrill Lynch, a proposta de aquisição do controle da Vivax assegura à Net a aquisição de "um ativo altamente estratégico a um preço extremamente competitivo".

O relatório da corretora ressalta que a relação estabelecida para a troca de ações com que a Net pretende fazer a aquisição - 0,5678 papel sem direito a voto da Net para cada ação da Vivax -, ainda que represente uma redução de 5% na cotação das ações da Vivax no fechamento do pregão de quarta-feira, equivale a uma elevação de 8% sobre a média dos três últimos meses.

A corretora ainda lembra que a Vivax tem concessão para atuar em "algumas das mais atrativas regiões do país" e que, das 44 cidades em que detém licença, a Net atua em apenas uma: Santos, no litoral paulista. Quase 100% da rede da Vivax é bidirecional, o que permite a oferta de banda larga e de serviços como voz sobre o protocolo de internet (IP). No caso da Net, que opera em 34 municípios, a rede é bidirecional em cerca de um terço dos domicílios.

A Sky, por exemplo, não presta serviços de banda larga ou de telefonia, o que coloca a Net em uma posição ainda mais estratégica. Em teleconferência com jornalistas, Francisco Valim, presidente da Net, afirmou que "assim que a Anatel autorizar" a empresa vai levar seu serviço de telefonia - oferecido em parceria com a sócia Embratel - para todas as cidades em que a Vivax atua.

Pelos cálculos da Net, na primeira etapa, em que ela vai adquirir 36,7% do capital total da Vivax, os acionistas desta passarão a deter algo como 8% do capital da Net. Ao completar a aquisição, eles ficarão com cerca de 18,9% das ações da Net, caso os minoritários de ambas as empresas não exerçam seus direitos de preferência.