Título: Recife e Curitiba têm empate entre líderes
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2012, Política, p. A10

Tendo o governador Eduardo Campos (PSB) como estrela de seu programa, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, chegou à liderança da corrida municipal. Pelos números do Datafolha, divulgados ontem, ele está empatado com o petista Humberto Costa, com 29%. No entanto, sondagem da Vox Populi, também conhecida ontem, o coloca isolado na ponta, com 31%, ante 28% do candidato do PT.

Segundo Túlio Velho Barreto, cientista político da Fundação Joaquim Nabuco, trata-se da maior arrancada de um candidato na história de Pernambuco, seja em eleições municipais ou estaduais. "Levando-se em conta o curtíssimo espaço de tempo em que um candidato desconhecido chegou à liderança, não tenho dúvidas de que é a maior arrancada", afirmou o estudioso.

Com uma coligação de 14 partidos e o dobro do tempo de televisão em relação aos principais adversários, o candidato do PSB passou de 7% para 29% em 40 dias, segundo o Datafolha. "O resultado não muda a estratégia que montamos. Vamos manter a campanha nas ruas, intensificar nossa agenda e continuar discutindo os problemas da cidade", afirmou Julio, em nota.

Extremamente competitivo, Campos tem se dedicado com afinco à campanha do afilhado. Muitas inserções de Geraldo são feitas somente com o depoimento de Campos, ficando a participação do candidato restrita à exibição de sua foto.

Já Humberto Costa tem que se virar com uma única gravação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está sendo apresentada gradativamente, por trechos. A campanha do PT também trabalha com dificuldades financeiras, problema pelo qual não passa o PSB.

Ainda segundo o Datafolha, o deputado estadual tucano Daniel Coelho avançou de 8% para 12%, superando o ex-governador Mendonça Filho (DEM), que despencou de 22% para 9%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Encomendada pela Rede Globo, a pesquisa Datafolha ouviu 832 pessoas entre os dias 28 e 29 de agosto e foi registrada no TRE-PE sob o número PE-00080/2012.

Em Curitiba, pela primeira vez, a corrida pela prefeitura deixa de ter empate triplo. O Datafolha mostra agora empate entre o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que busca a reeleição, e Ratinho Junior (PSC), cada um com 27% das intenções de voto. Gustavo Fruet (PDT), que antes aparecia junto com os outros dois, está um pouco mais distante, com 20%.

"Entendo que, com o início do horário eleitoral, a população passa a prestar mais atenção nas eleições e nas propostas de cada candidato. A população de Curitiba está aceitando muito bem o nosso projeto e percebendo a nossa preparação, desde o início da campanha. E isto tem nos mantido em primeiro lugar nas pesquisas", disse Ratinho Junior.

É a primeira pesquisa já com efeitos da campanha feita no horário eleitoral gratuito. Rafael Greca (PMDB) tem 8% das intenções de voto. Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) conseguiram 1%.

A pesquisa, encomendada pela RPCTV e pela "Folha de S. Paulo", ouviu 832 eleitores nos dias 28 e 29 de agosto e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.