Título: Tucano recua de propaganda negativa
Autor: Cristian, Klein
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2012, Política, p. A11

No dia em que soube da queda nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), levou uma campanha mais propositiva à propaganda eleitoral de televisão, mas não deixou de comparar a gestão iniciada por ele em 2005 e continuada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), à anterior, da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Serra iniciara a semana com ênfase na propaganda negativa.

"Antes do Serra, havia 60 mil crianças nas creches. Hoje são 207 mil, mais que o triplo", disse o narrador. Como tem ocorrido em todos os programas do tucano, foram destacadas obras da atual gestão, desta vez de urbanização de favelas. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) fechou o programa dizendo que uma parceria entre ele e Serra seria importante para a cidade.

Agora líder isolado, Celso Russomanno (PRB) investiu em críticas aos problemas de saúde. Em cenas gravadas em visitas feitas a hospitais e unidades de saúde, o candidato mostrou mais de uma dezena de pessoas reclamando da falta de médicos e remédios. Ao fim, prometeu resolver o problema com aumento de salários para os médicos, "no mesmo nível da rede privada".

Fernando Haddad (PT) reforçou a promessa de criar um "bilhete único mensal". O programa foi quase que integralmente destinado ao projeto, que permite, com uma tarifa de R$ 150, usar quantos ônibus quiser por mês. O projeto foi apresentado intercalando depoimentos de usuários de ônibus a falas do petistas e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com menções "à luta da ex-prefeita Marta contra a máfia dos ônibus". Já Gabriel Chalita (PMDB) repetiu o discurso dos últimos programas e criticou a briga PT x PSDB.