Título: Serra cai, Haddad sobe e Russomano lidera
Autor: Cristian, Klein
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2012, Política, p. A11

Os resultados das pesquisas Datafolha e Vox Populi, divulgadas ontem à noite, mostraram mais uma queda do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, que perdeu cinco pontos percentuais no levantamento do Datafolha e está com 22% das preferências do eleitorado. O petista Fernando Haddad deu um salto, subiu seis pontos e aparece com 14%. O líder Celso Russomanno (PRB) manteve-se estável com 31%, entre os dois últimos levantamentos do instituto. Os percentuais dos três candidatos são os mesmos no Vox Populi. São as primeiras pesquisas realizadas depois do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.

De acordo com o Datafolha, a rejeição a Serra cresceu de 38% para 43%, a de Haddad passou de 15% para 21% e a de Russomanno foi de 12% para 15%. A consulta foi feita com 1.069 eleitores, entre os dias 28 e 29, e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foi realizada em parceria com a TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº 582/2012.

Os percentuais aferidos também são os mesmos que o do Vox Populi para Soninha (PPS), com 4%, e Paulinho da Força (PDT), com 2%. Entre os seis principais candidatos, apenas a preferência por Gabriel Chalita (PMDB) variou. Tem 7% pelo Datafolha e 5% pelo Vox Populi, dentro da margem de erro das duas pesquisas.

A do Vox Populi é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 25 e 27. Nenhum dos demais seis candidatos pontuou pelo Vox, enquanto pelo Datafolha dois deles, Carlos Giannazi (PSOL) e Ana Luiza (PSTU), aparecem com 1%.

Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo são 10% pelo Datafolha e 9% pelo Vox. Os que não sabem ou não responderam são 7% e 13%, respectivamente. Essa diferença sobre o número de indecisos é a maior entre os dois levantamentos. A pesquisa do Vox Populi, em parceria com a TV Bandeirantes, está registrada sob o nº 589/2012.

Os resultados indicam que Celso Russomanno, pelo menos por enquanto, não foi abalado por sua desvantagem na propaganda eleitoral gratuita. O ex-deputado federal tem apenas o quarto maior tempo de TV (7%). Pelo Datafolha, Serra e Haddad oscilaram fora da margem de erro - o que reforça a tendência de queda do tucano. Serra liderava no antepenúltimo levantamento do instituto, com 30% e perdeu oito pontos percentuais, num período de 40 dias. Haddad dobrou, e foi de 7% para 14%. Russomanno variou de 26% para os 31% apontados nas duas últimas pesquisas.