Título: Candidato a vice faz ataque contra Obama
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2012, Internacional, p. A13

Principal orador da noite de ontem na convenção do Partido Republicano, o candidato a vice-presidente Paul Ryan deveria afirmar que ele e Mitt Romney irão desmanchar a reforma do sistema de saúde implantada pelo presidente Barack Obama se eleitos, de acordo com trechos divulgados antecipadamente.

"[O sistema de saúde de Obama] vem a ser mais de 2.000 páginas de regras, mandatos, impostos, taxas e multas que não têm lugar num país livre", diria Ryan, cujo discurso estava marcado para acontecer por volta das 23h30 de Brasília.

Segundo Ryan, o Partido Republicano "tem um plano para uma classe média mais forte, com o objetivo de gerar 12 milhões de novos empregos ao longo dos próximos quatro anos".

O jovem deputado (42 anos) de Wisconsin é considerado um dos principais expoentes do partido nas questões econômicas. Na sua escolha como companheiro de chapa também pesaram os votos que pode dar a Romney no Estado, onde um republicano não vence desde 1984, com Ronald Reagan.

Na sua fala, Ryan procuraria atenuar os temores de parte dos eleitores independentes, que podem se sentir repelidos por suas propostas de reduzir o tamanho do governo, promover cortes no Orçamento e reduzir o programa de assistência médica aos idosos. Ele prometeria fornecer "oportunidades aos jovens e segurança aos mais velhos".