Título: Economia americana avança sem força
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 30/08/2012, Internacional, p. A13

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,7% no segundo trimestre, sugerindo que a economia do país seguirá fraca na segunda metade do ano. O desempenho, divulgado ontem na primeira revisão dos dados, está em linha com a análise do mais recente Livro Bege do Federal Reserve (o BC americano), segundo a qual a economia americana cresceu em um ritmo de "modesto" a "moderado" na maior parte das regiões examinadas.

A revisão do PIB foi melhor que a estimativa anterior, de alta de 1,5%, porém o crescimento desacelerou na comparação com a alta de 2% do primeiro trimestre e com a de 4,1% no último trimestre de 2011. Os números finais serão anunciados pelo Departamento do Comércio em relatório no mês que vem.

Economistas esperam uma melhora apenas regular na segunda metade do ano. A maioria prevê que a economia americana siga crescendo, porém em escala modesta, em torno de 2%. "A economia estava lenta no segundo trimestre e a pequena revisão para cima não altera nada neste quadro", afirmou em nota a clientes John Ryding, economista da RDQ Economics.

Segundo o Livro Bege - um sumário das condições econômicas do país que serve de base para decisões de política monetária do BC americano -, embora mais da metade dos 12 distritos do Fed tenha apresentado crescimento modesto ou moderado, algumas áreas viram uma expansão mais lenta ou desigual.

Também ontem, a Associação Nacional de Corretoras (NAR, na sigla em inglês) informou que o número de pessoas que assinaram contratos para compra de imóveis residenciais previamente usados teve uma alta de 2,4% em julho ante junho. Este foi o melhor resultado mensal desde abril de 2010. Na comparação com julho do ano passado, houve um avanço de 12,4%.