Título: Pagamento do IR poderá ser feito em oito parcelas
Autor: Agência O Globo
Fonte: Valor Econômico, 06/02/2007, Brasil, p. A4

A Receita Federal anunciou ontem as novas regras para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). A principal novidade é que os contribuintes que tiverem imposto a pagar poderão dividir esse débito em oito, e não mais em seis parcelas. Também haverá, pela primeira vez, a opção de fazer o pagamento por meio de débito automático em conta corrente.

Outra novidade está nas informações que devem ser incluídas na declaração. Será obrigatório colocar o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física) de dependentes com mais de 21 anos. O contribuinte que quiser deduzir do IR o valor pago a título de contribuição patronal para um de seus empregos domésticos terá que colocar na declaração o nome do empregado, seu número de inscrição na Previdência Social e o valor pago.

Também será preciso informar na declaração qualquer valor de doação a campanhas eleitorais - incluindo o nome do candidato, seu partido político ou comitê financeiro. A Receita também exigirá que os contribuintes detalhem valores recebidos como lucros ou dividendos de empresas, incluindo na declaração o CNPJ e o nome da fonte pagadora. Até agora, só era preciso informar os valores.

A declaração do IR precisa ser entregue, a partir do dia 1º de março, por pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 14.992,32 em 2006.