Título: Marta reforça campanha de Haddad na TV
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 06/09/2012, Política, p. A10

Em busca do voto da periferia, o PT exibiu ontem, na televisão, a ex-prefeita e senadora Marta Suplicy (SP) pedindo votos para o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Na inserção veiculada durante a programação das emissoras, Marta defendeu o Bilhete Único Mensal, bandeira do candidato que faz referência à sua gestão (2001-2004). No programa do horário eleitoral gratuito, a ex-prefeita criticou as administrações José Serra (PSDB) / Gilberto Kassab (PSD) e disse que Haddad "vai recuperar o tempo perdido" na construção de moradias populares. Marta deve participar de eventos de rua da campanha na próxima semana.

Na televisão, Marta disse que seu objetivo ao criar o Bilhete Único era chegar a essa versão mensal, apresentada pelo petista. "Haddad quer implantar e pode implantar, com todo o meu apoio. O Bilhete Único Mensal vai mudar a realidade do transporte em São Paulo", afirmou, na inserção, que marcou a entrada de Marta na campanha do petista. No horário eleitoral, disse que construiu mais moradias do que Serra/ Kassab e afirmou que é "possível fazer mais". O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também criticou a atual administração por não fazer parcerias com o governo federal e disse que Haddad é quem tem "mais condições de garantir moradia digna" aos mais carentes.

O PT aposta na participação de Marta e de Lula para aumentar os votos de Haddad na periferia, onde os dois petistas tiveram seus melhores desempenhos eleitorais. O candidato do PRB, Celso Russomanno, tem avançado nessas áreas, segundo pesquisas de intenção de voto.

Na televisão, Haddad reforçou o discurso voltado para os mais carentes, com a promessa de moradia e regularização fundiária. O petista exibiu novamente a proposta do "Arco do Futuro", que prevê incentivos fiscais a empresas que se instalarem na periferia, para gerar emprego.

Russomanno, em seu programa, disse que será o fiscal do povo se vencer a eleição. Na liderança das pesquisas de intenção de voto, disse ser o único que ouve a população. Sem fazer críticas diretas à atual gestão, falou do "transporte de péssima qualidade" e reclamou que os ônibus em São Paulo foram feitos para "carregar carga e não gente". Russomanno exibiu em seu programa os degraus altos dos coletivos, os "inimigos dos idosos" e disse que colocará piso baixo e ar condicionado nos ônibus. O candidato prometeu também subsídios a taxistas.

O postulante do PSDB, José Serra (PSDB), usou a propaganda da tarde e da noite para justificar sua saída da prefeitura, em 2006, e do governo estadual, em 2010. Disse que nos dois casos disputou para evitar que o PT ganhasse e afirmou que ficará no cargo os quatro anos, se eleito. Serra destacou que fará parcerias com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Na propaganda, o tucano apresentou propostas em dobradinha com o Estado. Entre elas estão a expansão do metrô com a construção de 25 quilômetros de novas linhas e 23 estações - cuja gestão é estadual. Alckmin pediu votos a Serra.

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, mostrou-se como solução para driblar as "picuinhas" entre os governos federal e estadual. Chalita reclamou da falta de integração entre na área da Saúde e criticou a gestão Kassab na Educação.