Título: Petrobras tira 50 mil barris/dia no país
Autor: The Economist
Fonte: Valor Econômico, 06/02/2007, Internacional, p. A10

A Petrobras produziu no ano passado cerca de 50 mil barris de petróleo por dia na Colômbia, em parceria com outras empresas, dos quais 17.857 barris/dia corresponderam à parcela da companhia nos projetos. Mas o volume deve aumentar com o aumento da produção no campo terrestre de Guando, operado pela petroleira brasileira com 30% de participação.

No varejo colombiano, a brasileira comercializa lubrificantes Lubrax. No ano passado adquiriu 39 postos da Shell.

A Petrobras também tem 11 blocos exploratórios no país. No ano passado, ela e as sócias Exxon e Ecopetrol, começaram a segunda fase exploratória do gigantesco bloco Tayrona, uma concessão de 22,5 mil km quadrados em águas profundas na parte colombiana do mar do Caribe. A área é considerada de "excelente potencial exploratório" e as perfurações estão marcadas para este ano e 2008.

A Petrobras é operadora do bloco, com 40%; mesmo percentual da Exxon. A estatal colombiana Ecopetrol tem 20%.

A estatal brasileira também já começou a perfurar no bloco Tierra Negra, da qual tem 50%. Em dezembro do ano passado, as duas estatais divulgaram um projeto para aumento conjunto da produção do campo de Tibú, na Colômbia, próximo à fronteira com a Venezuela. O acordo prevê que a Petrobras participará com 55% dos investimentos adicionais, ficando com 40% da produção total.

No Brasil, ambas são sócias no bloco exploratório Tucano 156, na Bacia de Tucano Sul, na Bahia. A Petrobras tem 70% de participação e a Ecopetrol será a operadora, com 30% em uma parceria que segundo a Petrobras marca o início da internacionalização da Ecopetrol.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, criou em 2003 a Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH) dando espaço para a volta de investimentos para empresas estrangeiros como a ExxonMobil em Tayrona. Desde então a Ecopetrol perdeu prerrogativas como a de funcionar como "agência".

"Os esforços que o governo vem fazendo para inverter o quadro de declínio são muito positivos e eu acredito que a Colômbia tenha potencial para descoberta de novas reservas, quer em terra, quer no seu setor marítimo do Mar do Caribe. Naturalmente que o quadro declinante motivou o governo a buscar o investidor estrangeiro, bem como a modernização da sua estatal, para acelerar os investimentos", explica João Figueira, diretor de Exploração e Produção da Petrobras America e ex-gerente executivo da área internacional da Petrobras.