Título: Dilma estreia na TV com Patrus e Haddad
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 11/09/2012, Política, p. A11

A presidente Dilma Rousseff estreou na noite de ontem no programa eleitoral dos candidatos do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e de Belo Horizonte, Patrus Ananias. O uso da imagem da presidente foi mais ostensivo na propaganda mineira: Patrus abriu o programa com a fala de Dilma. Já a campanha de Haddad exibiu o depoimento quase no fim. Nos dois casos, a mensagem da presidente foi curta.

No programa eleitoral de Haddad, Dilma afirmou que o ex-ministro é "a pessoa certa" para comandar "a grande transformação" na capital paulista. A presidente disse que com o candidato do PT será possível consolidar na cidade programas federais como o Minha Casa Minha Vida, de habitação, o Pronatec, de ensino técnico, e o Mais Educação, de ensino integral.

O uso da imagem da presidente foi mais discreto do que as constantes exibições de depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que costuma aparecer em diversos momentos da campanha no rádio e na televisão. A imagem de Dilma foi veiculada depois que Haddad afirmou que fará, se eleito, parcerias com o governo federal para a construção de 172 creches e trará para a capital o programa Brasil Carinhoso, uma das bandeiras do governo Dilma, que prevê o acesso a creches e remédios para combater doenças infantis.

Já na campanha do ex-ministro Patrus Dilma iniciou a propaganda com uma mensagem que durou cerca de 40 segundos. A presidente disse que conhece o candidato petista há muitos anos e que, além de considerá-lo uma "grande figura humana", também o vê como um "administrador competente e inovador".

A presidente, que no vídeo aparece sozinha com um tailleur vermelho, fez ainda uma menção ao "papel fundamental na criação do Bolsa Família" que Patrus teve durante o governo Lula, quando ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Dilma foi colega de ministério do candidato. Lula já apareceu em dois vídeos veiculados pela campanha.

"Como belo horizontina, sentiria muita alegria em tê-lo como prefeito. Como presidenta, teria toda a tranquilidade de ter um grande parceiro ao meu lado, trabalhando por nosso povo e por nossa querida cidade", encerrou Dilma.

Patrus é o segundo colocado, segundo as pesquisas de intenção de voto, mas vem diminuindo a diferença em relação ao prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB). Patrus tem 30% das intenções e Lacerda, 44%, segundo pesquisa do Ibope divulgada na semana passada.