Título: Serra ignora líder nas pesquisas e mantém foco no PT
Autor: Cunto , Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 11/09/2012, Política, p. A12

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, pretende ignorar por enquanto as pesquisas de intenção de voto, que o colocam como segundo colocado na disputa, 14 pontos percentuais atrás de Celso Russomanno (PRB), e manterá o foco na polarização com o PT de Fernando Haddad, que tem a preferência de 16% dos eleitores contra 21% do tucano, o que representa em empate técnico, segundo o Datafolha.

Apesar de reconhecer que Serra tem perdido votos para Russomanno no eleitorado tradicional do PSDB em São Paulo, um dos coordenadores da campanha do tucano avalia que a reconquista desses votos não será com críticas ao candidato do PRB. A estratégia, diz, continua: aproveitar o horário eleitoral na televisão e rádio para mostrar o que o tucano já fez como prefeito de São Paulo, governador e ministro da Saúde e comparar com as gestões do PT, numa tentativa de ficar com o voto antipetista. "O Russomanno nunca foi nada, não tem com o que comparar", desdenha um tucano. O roteiro foi ao ar ontem à noite, com a divulgação dos projetos de Serra para os deficientes físicos e a promessa de integrar os núcleos municipais à rede estadual, em parceria com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Na busca por esse eleitorado, Serra explorará ainda mais a imagem de Alckmin e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que estrela desde o feriado inserções na televisão em que cita o mensalão. Serra, que visitou ontem a Beauty Fair, segunda maior feira de cosméticos do mundo, não quis comentar a participação do ex-presidente nem outros assuntos relacionados ao que chamou de "estratégia de campanha".

O tucano ficou duas horas na feira, onde conversou rapidamente com eleitores e posou para muitas fotos. Em um dos estandes, inverteu os papéis e pediu para tirar foto com quatro modelos que, de salto, o fizeram a ficar na ponta dos pés. Delas não recebeu promessas de voto - a única que demonstrou simpatizar com ele disse que não votava em São Paulo -, mas ficou com a foto e recomendações para que utilizasse um hidratante capilar da loja.

Pouco depois, em outro estande, o tucano foi surpreendido com uma peruca de presente. Refutou, dizendo que a peruca era muito bonita, mas não lhe servia. Na caminhada, ouviu declarações de amor de expositores e gritos de protesto de visitantes e cabeleireiros, que reclamaram da falta de apoio do tucano. "Nunca fez nada pela categoria", gritou um deles.

Serra passou reto pelo protesto, mas, ao sair da feira, prometeu reduzir de 5% para 2% o Imposto Sobre Serviços (ISS) da profissão e abrir uma linha de crédito para reforma dos salões. Na entrevista à imprensa, o tucano só respondeu às perguntas da Rede Globo - que cobre apenas as propostas dos candidatos - e evitou responder as outras perguntas, como a entrada do ex-presidente Fernando Henrique na campanha e as críticas da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) às suas propostas.