Título: Neri assume Ipea e diz que maior desafio é 'unir' órgão
Autor: Safatle , Claudia
Fonte: Valor Econômico, 13/09/2012, Brasil, p. A3

O novo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, afirmou ontem, ao tomar posse do cargo, em Brasília, que o seu principal desafio é "unir" a instituição em torno do objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas. "O Ipea não é uma universidade. O objetivo é trabalhar com pesquisa, mas que tenha uma missão", disse Neri em seu discurso.

Segundo ele, é preciso ficar claro que a atividade-fim do órgão é "ajudar o governo a produzir resultados". Neri afirmou ainda que o país, nos últimos anos, está crescendo com distribuição de renda e que "essa é a trajetória que o Ipea deve seguir". Após o discurso, Neri destacou que os técnicos do Ipea têm condições de participar ainda mais, e de uma maneira melhor, das políticas públicas.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da presidente, Wellington Moreira Franco (PMDB-RJ), que indicou Neri ao cargo, ressaltou que existem desafios a serem enfrentados decorrentes da realidade econômica e social pela qual passa o país. Neste sentido, a expectativa é que o Ipea seja um dos instrumentos para enfrentar esses desafios, não só atendendo demandas como levando ao governo soluções de problemas. Para ele, o Ipea tem que levar ao Executivo suas contribuições - seja de elogio ou crítica.

A confirmação do pesquisador da FGV como presidente é considerada uma vitória de Moreira Franco, que desde que assumiu a SAE, no início de 2011, queria emplacar um indicado seu para o Ipea. Ele chegou a dizer, e depois recuou, que substituiria, Marcio Pochmann, o presidente na época, e que só deixou o cargo em junho, para disputar a eleição para prefeito de Campinas (SP). Desde então, a pesquisadora do Ipea Vanessa Petrelli atuava como presidente interina da instituição.

O auditório do Ipea ficou lotado com servidores do instituto e políticos durante a cerimônia de posse. Estiveram presentes, entre outros, os ministros Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, Jorge Hage Sobrinho, da Controladoria-Geral da União (CGU), Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e representantes de diversas embaixadas. (ES)