Título: CPI convoca petistas e quebra sigilo de Freud
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 18/10/2006, Política, p. A11

O ex-coordenador da campanha do presidente Lula e presidente licenciado do PT, Ricardo Berzoini, foi convocado ontem pela CPI das Sanguessugas. Freud Godoy, amigo e assessor direto de Lula, também foi chamado a depor e teve seu sigilo bancário quebrado pela comissão. Na mesma reunião, foram aprovados os convites para depoimento dos ex-ministros da Saúde José Serra (PSDB), Barjas Negri (PSDB), Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB).

A reunião da CPI foi marcada por uma série de vitórias da oposição sobre um governo desnorteado. A primeira estratégia da base aliada era esvaziar a CPI e evitar a realização do encontro por falta de quórum, como aconteceu na última terça-feira. Mas, ontem, PSDB e PFL lotaram o plenário da comissão. Curiosamente, o parlamentar número 19 a entrar na sala - e dar o quórum necessário para o início dos trabalhos - foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Estavam lá cinco governistas e 19 opositores.

O resultado da manobra mal feita foi o início da reunião e uma vitória atrás da outra da oposição. O governo não tinha como esvaziar a sala e nem mesmo como vencer qualquer votação. Na primeira hora, foram convocados Francisco Rocha, Gedimar Passos, Valdebran Padilha, Expedito Veloso, Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti e Hamilton Lacerda, além Freud e Berzoini. À exceção de Francisco Rocha, homem de confiança Humberto Costa, os demais são acusados de participar da tentativa de compra de um dossiê anti-PSDB junto à família Vedoin, líder da quadrilha das Sanguessugas. Também foi aprovada a quebra de sigilo bancário de Godoy. Gedimar e Valdebran foram pegos em um hotel de São Paulo com R$ 1,7 milhão que seriam usados para pagar o dossiê. Lorenzetti coordenava o "núcleo de informações" da campanha de Lula e teria negociado com os Vedoin. Veloso, Godoy e Lacerda - ex-assessor do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) - são acusados de participar do entendimento. Bargas procurou a imprensa para vazar as informações do dossiê.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti, tentou interferir e antecipar a abertura de sessão do Senado, o que, pelo regimento do Congresso, implicaria no encerramento imediato dos trabalhos da CPI. A operação também não deu certo. O requerimento seguinte pedia a convocação de Serra. Mas o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) sugeriu transformar em convite as convocações dos quatro ex-ministros. "Votamos todos agora", disse, e assim foi feito. Em seguida, teve início a sessão no Senado e Ideli não conseguiu aprovar o requerimento para convocação do empresário Abel Pereira, ligado a Barjas Negri e supostamente envolvido no esquema das Sanguessugas. Seria um desgaste a mais para o PSDB.