Título: PT e PSDB atacam Russomanno na internet
Autor: Cunto , Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2012, Política, p. A10

PT e PSDB passaram a atacar abertamente na internet o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, líder nas pesquisas de intenção de voto. Enquanto o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) chama o adversário de "símbolo do que existe de mais atrasado, reacionário e imoral na política brasileira", o presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou no Facebook e Twitter texto apócrifo que chama o ex-deputado de "Cel$inho" e o trata como alguém ganancioso e com várias "facetas".

O artigo divulgado por Falcão reúne reportagens de jornais e vídeos do adversário na década de 1980, quando este apresentava programas de entretenimento na televisão que, segundo o texto, eram patrocinados por "boates e motéis". "Cel$inho muda de cara mais uma vez. Os videoclipes do programa eram usados como trilha sonora dos quartos dos motéis", diz o texto, que repete a seguir vídeos de outro programa de Russomanno, o "Circuito Night and Day", em que "habituava-se a apalpar e constranger mulheres".

"O apresentador de TV tem um perfil distante do estilo de vida pregado pelos evangélicos: namorou capas da "Playboy" e começou a carreira vendendo fitas com cenas picantes do carnaval. O plano da Universal para Russomanno é claro: usar sua popularidade para repetir em São Paulo seu sucesso no Rio com o senador Marcelo Crivella [hoje ministro da Pesca], reeleito em 2010", afirma o texto.

O material diz que o ex-deputado é um "filhote da Ditadura", nomeado pelo ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf para o Detran entre 1979 e 1982, e ataca Russomanno por "renegar seu padrinho político" em 2011, quando "mudou de padrinho e de faceta novamente, filiando-se ao atual PRB de Edir Macedo", fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Nesta eleição, porém, Maluf apoia o candidato de Falcão à prefeitura, Fernando Haddad (PT).

O texto lista ainda uma dezena de denúncias divulgadas pela imprensa contra Russomanno, como a utilização da cota parlamentar de deputado para pagar viagens internacionais da filha e da esposa, as supostas agressões à uma funcionária do Instituto do Coração (Incor), um funcionário do Metrô e à ex-deputada Aline Corrêa (PP), e de supostamente vender uma "blindagem" a empresas para não denunciá-las em seu programa de TV de defesa do consumidor.

A "biografia" foi produzida por um perfil apócrifo chamado de "Tá Russo Manno", com 4 mil seguidores no Facebook. O autor do perfil não se identifica e, como descrição, diz apenas que a "página [é] de todos aqueles que não querem ver mais Cel$os Ru$$omanos na política paulistana, nem em qualquer outra esfera da política nacional".

Já Goldman escreveu dois textos em que cobra de seus leitores "atitude muito mais ativa para evitar que o pior aconteça". "É um cidadão perigoso que não tem limites na ânsia de assumir o poder municipal", disse, ao comentar proposta do adversário de colocar policiais nas escolas para impedir a disseminação de drogas. Em outro texto, diz que a "máscara está caindo" ao comentar acusação de que Russomanno teria pago funcionária particular com recursos da Câmara dos Deputados. "Aquele olhar dele de garoto impoluto começa a ficar um pouco embaçado", escreveu.

O Valor tentou entrar em contato com a assessoria de Russomanno, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.