Título: Importação de etanol nos planos da UE
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/10/2006, Agronegócios, p. B12

A comissária de agricultura da União Européia (UE), Mariann Fischer Boel, anunciou ontem que visitará o Brasil em dezembro e que uma de suas prioridades será conhecer plantas de etanol no país. "Teremos de importar etanol, inclusive do Brasil", disse ao Valor.

Fischer Boel explicou que, para a UE alcançar o objetivo de fazer uma mistura de 5,75% de etanol na gasolina até 2010, teria de utilizar 18 milhões dos 104 milhões de hectares que dedica à agricultura.

Como julga impossível o uso de toda essa terra, a comissária deixou claro que a importação está nos planos, ao mesmo tempo em que a produção continuará sendo estimulada nos 25 países do bloco.

Durante o Congresso dos Agricultores Europeus, em Estrasburgo (França), Fischer Boel confirmou que a UE destinará 2,2 bilhões de euros para pesquisas na área de energia, e que uma parte dos recursos irá para o biocarburante.

A importância da agroenergia para a Europa ficou clara com a presença de um convidado especial no debate com a comissária: Thomas Schlick, representante da indústria automobilística da Alemanha. Ele pediu aos agricultores que se engajem na produção de biocarburantes, porque haverá demanda. Disse que a indústria alemã já desenhou um "mapa" para tornar os motores a diesel mais eficientes, produzir motores para biogás e motores híbridos, além de elevar o consumo de etanol. Para Schlick, apesar de o Brasil caminhar para exportar 6 bilhões de litros de etanol por ano, só uma parte chegará ao continente. E lembrou que, nas negociações bilaterais com a UE, o Mercosul pede cota livre de tarifa para l bilhão de litros.

Schlick também afirmou que a Europa tem, no momento, capacidade para produzir l bilhão de litros. Mas que nos próximos anos essa capacidade será multiplicada por seis, diante dos investimentos que estão sendo feitos atualmente.

No congresso, especialistas propuseram aos produtores que insistam junto à UE na liberação de subsídios à bioenergia "em nível apropriado". Xavier Beulin, da associação francesa de produtores de oleaginosas, chegou a sugerir que de 15% a 20% da área agrícola seja usada para a produção de biocarburantes - muito acima das estimativas da UE.

O mercado de bioplástico tambem oferece possibilidades a produtores de açúcar de beterraba, óleos vegetais e celulose. Atualmente, o consumo de bioplástico representa apenas 0,1% (50 mil toneladas) do consumo total na UE, mas estima-se que a fatia alcance 10%. (AM)