Título: Gasto da Petrobras com publicidade frustra PSDB
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2006, Política, p. A9

O vice-governador eleito de São Paulo e deputado federal Alberto Goldman (PSDB-SP) criticou ontem a influência da publicidade institucional da Petrobras em 2006 no processo eleitoral. Para o parlamentar, os R$ 134,2 milhões investidos pela empresa na área foram destinados a favorecer a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição.

"O gasto nesse semestre deu quase um Aerolula", disse o deputado, referindo-se ao avião presidencial comprado na gestão petista. "A divulgação da auto-suficiência de petróleo pelo país foi martelada no ano passado e em 2006. Agora, Lula usa isso o tempo inteiro", afirma Goldman. "Isso tudo foi feito para ser usado agora, na campanha eleitoral", completa. "O processo de auto-suficiência caminha há 50 anos. Agora, Lula quer dizer que essa beleza é obra dele".

O deputado refuta qualquer idéia de acionar a Justiça contra o uso eleitoral das campanhas da Petrobras. "Não é algo ilegal. É uma demonstração de má administração gastar tanto com publicidade".

Goldman esperava, com os dados recebidos, mostrar que os gastos da estatal foram superiores em relação ao ano passado. Mas os números apresentados pelo parlamentar não confirmam. Em 2004, a Petrobras gastou R$ 429,2 milhões em publicidade. O valor subiu para R$ 545,6 milhões no ano passado. Em 2006, os gastos relativos aos seis primeiros meses do ano foram de R$ 134,2 milhões, 24,5% do valor de 2005 na metade do ano. Foi em 2005 que se concentraram os gastos com a propaganda sobre a auto-suficiência.