Título: Elite é intolerante com o PT, diz Jorge Viana
Autor: Basile , Juliano
Fonte: Valor Econômico, 19/09/2012, Política, p. A7

O senador Jorge Viana (PT-AC) saiu ontem em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontado como "chefe" do esquema do mensalão do PT por supostas declarações atribuídas pela revista "Veja" ao empresário Marcos Valério. Em discurso da tribuna e em aparte ao líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), o ex-governador do Acre acusou o PSDB e o extinto PFL de terem criado o esquema de desvio de recursos públicos em troca de apoio parlamentar - que ficou conhecido como mensalão - na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Viana acusou a tentativa de "golpe" contra Lula.

Segundo Viana, a reportagem da revista "Veja" é uma tentativa de trazer a figura do ex-presidente para o processo eleitoral de 2012, com a candidatura de José Serra a prefeito de São Paulo "afundando". "Tem eleição e tem uma ação deliberada da elite brasileira contra o PT. Essa intolerância da elite brasileira com o PT está institucionalizada, é real. Eles não aceitaram o governo do presidente Lula por oito anos. Eles engoliram, mal e porcamente", disse. Com a estratégia de atrair FHC para o debate eleitoral, o senador petista disse que sempre teve o ex-presidente tucano "na melhor conta", mas o PSDB "o escondeu e tentou apagá-lo".

Em tom veemente, Viana afirmou que a "velha e preconceituosa elite brasileira" está se levantando a duas semanas da eleição. "Não conseguem compreender, aceitar, que a mais alta Corte de Justiça do país julgue", afirmou, referindo-se ao julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Querem influir na composição da Corte. Querem decidir o calendário de julgamento da Corte. É isso que o Brasil está vendo. E querem agora conduzir o julgamento da Corte. Isso é um desserviço ao país."

Viana disse que PSDB e PFL criaram o mensalão em Minas Gerais: "Tiraram dinheiro público para financiar seus partidos. Não foram competentes, mas o certo é que, naquela época, existia um controle não denunciado pela elite da essência daqueles que deveriam fiscalizar."

Em defesa de Lula, o senador petista negou que o ex-presidente tenha se encontrado com Marcos Valério. Pediu "respeito" em relação ao ex-presidente e chegou a desafiar o empresário a falar publicamente sobre o caso. "Queria muito que o senhor Marcos Valério viesse falar nos canais de televisão, nos jornais, não a partir de aspas inventadas, mas a sua própria voz, contando a origem dessa organização criminosa de desviar dinheiro público para financiar partidos e base aliada", afirmou.

Viana disse lamentar pelos "erros" do PT, que "caiu na tentação de achar um caminho fácil para resolver o problema da difícil composição de governo em nosso país, por conta da legislação".