Título: EUA acham difícil acordo limitado com Uruguai
Autor: Saccomandi, Humberto
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2006, Internacional, p. A11

O Uruguai obteve autorização dos parceiros do Mercosul para negociar um acordo comercial limitado com os EUA, mas Washington não parece entusiasmado com essa possibilidade. É o que sugeriu ontem uma autoridade comercial americana, em visita ao Brasil.

Os EUA já concluíram tratados de livre comércio (TLC) com vários países latino-americanos, como México, Chile (já em vigor), Colômbia e Peru (que dependem de ratificação do Congresso).

As normas do Mercosul, porém, impedem que um país-membro do bloco negocie um acordo em separado. Após insistência uruguaia, Brasil e Argentina aceitaram que o país discuta um acordo limitado com os EUA (que não conflite com a TEC, a tarifa externa comum do Mercosul), mas não um TLC.

Mas, segundo Everett Eissenstat, assistente do representante comercial dos EUA para as Américas, Washington tem um formato padrão de acordos comerciais, que é no modelo TLC. Ele admite que há alguma flexibilidade, mas que "o modelo é bem conhecido e nós não temos nos distanciado dele".

O modelo de TLC embute uma série de medidas que o governo americano considera essenciais numa relação de livre comércio, como rígidas cláusulas de respeito à propriedade intelectual.

Questionado se haveria tempo para concluir algum tipo de acordo com o Uruguai até a metade de 2007, quando expira a TPA (autorização dada pelo Congresso americano para o governo negociar tratados comerciais), Eissenstat se mostrou pessimista: "Será extremamente difícil". Ele visitou o Brasil para encontros com autoridades e empresários.