Título: Mensalão existiu, mas não se pode culpar todo o PT, diz Paes
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/09/2012, Política, p. A14

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, afirmou na tarde de ontem não ter dúvidas de que o mensalão existiu. É a primeira vez que ele reafirma a posição após aliar-se ao PT e obter o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Não há dúvida de que houve [o mensalão]. Imagina. Eu escrevi aquele relatório", afirmou ele, em entrevista ao "RJTV 1ª edição", da TV Globo.

Paes conta com o apoio do PT na campanha à reeleição. A sigla indiciou o candidato a vice-prefeito, Adilson Pires (PT).

Na entrevista à emissora, Paes afirma que não mudou de opinião sobre a existência do mensalão. Mas diz que o PT é "maior do que alguns que cometeram eventualmente algum delito".

"O PT é um partido de 2 milhões de filiados. Tem pessoas que cometeram delito e elas estão sendo julgadas. Não posso culpar o partido inteiro. O PT é muito maior do que alguns que cometeram eventualmente algum delito que o Supremo está julgando agora. Então eu não mudei de opinião."

Ex-secretário-geral do PSDB, Paes foi sub-relator da CPI dos Correios que analisou o caso. Durante a investigação, chamou Lula de "chefe de quadrilha" e "psicótico". Para conseguir o apoio do então presidente em 2008, no segundo turno da eleição municipal, teve de pedir desculpas ao petista pelas frases ditas ao longo do trabalho da comissão.

Paes disse na entrevista que a CPI não encontrou indícios de envolvimento de Lula no mensalão. "O presidente Lula não foi incluído no relatório de que eu fui sub-relator. Não se encontrou nenhuma prova contra o presidente Lula. O presidente Lula foi um fantástico presidente para o Rio."