Título: Presidente fará último comício em reduto de Marta
Autor: Ferreira, Jorge e Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 20/10/2006, Política, p. A8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o comício de encerramento de sua campanha à reeleição, na quarta-feira, na Capela do Socorro, bairro pobre da zona sul de São Paulo - um indicador da influência da ex-prefeita da cidade, Marta Suplicy, coordenadora da campanha no Estado, na estratégia do PT. Embora tradicionalmente considerado um reduto petista, o candidato tucano, Geraldo Alckmin, foi o mais votado na Capela do Socorro no primeiro turno: obteve 47,6% dos votos, contra 40,7% de seu adversário. No primeiro turno, o presidente também encerrou sua campanha no Estado, em São Bernardo do Campo, berço do PT.

Hoje, Lula passará praticamente todo o dia em São Paulo, gravando os programas para o horário eleitoral gratuito, e no fim da tarde segue para Minas, onde participará de eventos em Divinópolis e Belo Horizonte. Amanhã, irá a Curitiba, onde fará uma caminhada pela Boca Maldita, tradicional local de manifestações políticas na capital paranaense, e à tarde fará campanha nos municípios de Canos e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

No domingo, o presidente volta a São Paulo para uma caminhada em Cidade Tiradentes, bairro pobre da zona leste da capital. Na segunda-feira, participa do segundo debate com Geraldo Alckmin, desta vez na TV Record. Na terça-feira, irá ao Nordeste, onde fará uma carreata entre Teresina, no Piauí, e Timon, no Maranhão. Na quarta, em Brasília, grava entrevista para a RBS e o último programa do horário eleitoral gratuito, antes de voltar a São Paulo, para o comício de encerramento. Na quinta-feira, cumpre agenda presidencial, e na sexta participa do último debate da campanha, na TV Globo.

A equipe de Alckmin concentrou as últimas atividades de campanha no Sul e Sudeste, em especial nos dois maiores colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas. Hoje, o tucano passa o dia com empresários do agronegócio, em Uberaba (MG), e depois segue para um encontro com prefeitos e lideranças locais, em Varginha. O tucano dá entrevistas à Rádio CBN e ao telejornal da Record.

Amanhã, passará o dia em Santa Catarina, fará uma carreata em Joinville e um comício em Florianópolis. Depois de dar uma entrevista à RBS, faz comício em Porto Alegre, com a candidata Yeda Crusius (PSDB) e com o governador reeleito de Minas, Aécio Neves. No domingo, gravará o programa Roda Viva, da TV Cultura.

Na última semana, Alckmin planeja um "ato por um Brasil decente", nos moldes do organizado por seu partido no primeiro turno, com filiados do PSDB, no Clube Paulistano. De lá, seguirá para o debate da TV Record. Na terça, o tucano voltará a Minas e participará de debates e sabatinas, no jornal "O Estado de S. Paulo" e na TV Globo nos dois dias seguintes. Na véspera da eleição, o tucano reservou agenda para fazer campanha no Rio de Janeiro.