Título: Lula percorre ABC para reforçar as campanhas do PT
Autor: Di Cunto, Raphael; Casado, Letícia
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2012, Política, p. A6

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu aos "conservadores" a acusação de que o PT foi responsável pelo assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT) em janeiro de 2002. "Os conservadores chegaram ao absurdo de achar que o PT tinha alguma coisa haver com a morte do Celso Daniel, possivelmente para apagar a memória daquele que foi o melhor prefeito desta cidade", afirmou ontem em comício no município do ABC paulista.

A Polícia Civil considera que o ex-prefeito foi morto após um sequestro - tese que a Justiça utilizou para basear a condenação dos suspeitos. Já o Ministério Público e a família da vítima sustentam que ele foi assassinado porque queria denunciar o esquema de desvio de dinheiro que ocorria na prefeitura, depois de descobrir que petistas estavam enriquecendo ao invés de mandar os recursos para o partido. Daniel era coordenador do programa de governo de Lula na eleição de 2002 e provavelmente teria papel importante no Planalto.

A declaração do ex-presidente foi feita poucos dias após reportagens afirmarem que o empresário Marcos Valério, já condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no mensalão, está preocupado com a possibilidade de ser assassinado por cogitar usar da delação premiada para reduzir a pena em troca de informações sobre o esquema.

Lula não citou o mensalão no discurso de 19 minutos em que mais falou de si e do PT do que do candidato do partido na cidade, o deputado estadual Carlos Grana. O ex-presidente preferiu exaltar as realizações do ex-prefeito e pedir uma "meditação" sobre a importância do partido para o país. "O Brasil, sem o PT, não seria esse país alegre com tanto desenvolvimento econômico", disse.

Lula discursou ao lado da ex-esposa de Celso Daniel, a hoje ministra Miriam Belchior, e a comparou à presidente Dilma Rousseff pela fama de rígida. "Ora, se a mulher não for durona, as pessoas querem montar no cangote dela", ironizou. "Aprendemos historicamente que a mulher é o sexo frágil. Todo homem é metido à besta e acha que manda, mas na verdade quem manda é a mulher", afirmou.

O petista, que hoje à noite faz evento em Mauá para reforçar a candidatura do deputado estadual Donisete Braga (PT), participou de mais dois eventos de campanha na região, além de Santo André: um comício ontem à noite em Diadema, onde apoia a reeleição do prefeito Mário Reali (PT), e uma carreata em São Bernardo no sábado, com o prefeito Luiz Marinho (PT).

Marinho, que é cotado para concorrer ao governo do Estado em 2014, declarou que apoiará o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que já concorreu pelo partido em 2006 e 2010. "Meu adversário [o deputado estadual Alex Manente, do PPS] vive falando que vou renunciar em 2014 para ser candidato ao governo do Estado. Não contem comigo para ser candidato em 2014. Mas contem comigo para fazer campanha", afirmou, acrescentando: "Ministro Aloizio Mercadante, esse é o nome do meu candidato."

Em defesa de Marinho, que é criticado por receber o apoio do DEM na coligação, que reúne 16 partidos, o ex-presidente Lula disse que é importante buscar acordos regionais. "Aliança municipal a gente faz em função da necessidade de cada cidade, e se faz de forma que possa ganhar, de preferência, no primeiro turno", disse.

Embora tenha demonstrado disposição, o ex-presidente mostrou que ainda não está completamente recuperado do tratamento contra o câncer na laringe feito até março. Por várias vezes precisou parar para beber água devido à garganta seca. "Antigamente quando falava em porta de fábrica às cinco horas da manhã, tomava era uma caninha", disse. Mas até a doença serviu para atacar a oposição. "Estou feliz porque o câncer está derrotado assim como estarão derrotados nossos adversários."

Lula disse ter saudade do "tempo em que fazia sete comícios por dia" ao visitar todas as cidades da região do ABC, mas ponderou que precisava se resguardar com o novo estado de saúde. "Vou falar menos e mais baixo para tentar cobrir o maior número de comícios", disse. No discurso em Diadema, ainda prometeu ir à Osasco, Guarulhos, Recife e Fortaleza.