Título: Serra promete regularizar moradias em São Paulo e evita falar em 2º turno
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2012, Política, p. A6

Contrariando a expectativa, o candidato tucano à prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), não chegou tão atrasado ao compromisso agendado ontem, na sede da Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST), entidade paulista que não é ligada ao MST, na zona oeste de São Paulo. Conhecido por sua impontualidade, José Serra só atrasou cerca de 20 minutos. Indagado pelo Valor se estava confiante para o segundo turno, o ex-governador não quis responder. "Não vou falar disso. Se você veio para pauta de política nacional, eu não vou falar. Hoje eu vou falar de moradia", respondeu.

A ATST foi criada nos anos 80 como um movimento que reivindica moradia. É um reduto de esquerda do qual Serra quer se aproximar, mas com um viés tucano. Um dos seus fundadores é o deputado estadual Marcos Zerbini, eleito pelo PSDB. O candidato a prefeito, José Serra, foi convidado a abrir o evento, marcado para às 15h30 para discutir a distribuição de moradias em áreas ainda não regularizadas na capital e na região metropolitana de São Paulo.

Ao chegar ao local, Serra foi tratado como "pop star". Cleuza Ramos, presidente da entidade e mulher de Zerbini, não poupou elogios ao candidato, que foi apresentado como o "homem dos genéricos". Serra discursou por cerca de 20 minutos para uma plateia lotada, entre 2.000 e 2.500 pessoas, segundo estimativa feita pelos organizadores.

Em seu discurso, o tucano não atacou diretamente nenhum dos demais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Nas entrelinhas, fez críticas ao governo do PT, ao dizer que o programa federal Minha Casa, Minha Vida "é uma enganação", e afirmou ainda que aboliu as taxas do asfalto e do lixo, em uma crítica indireta à gestão da ex-prefeita petista Marta Suplicy. À plateia, pediu para que votassem no candidato a vereador Fábio Riva, que apoia a entidade. Também pediu votos para ele. Seu discurso agradou em cheio quem estava ali. Um dos maiores problemas enfrentados pelos associados é a regularização das propriedades - Serra prometeu agilizar a burocracia.

Em conversas da reportagem com associados antes do início da reunião, a maioria dos presentes não sabia exatamente porque o encontro havia sido marcado. Mas afirmaram que seria para discutir questões relacionadas aos terrenos. Quase nenhum deles sabia que Serra estaria por lá. Segundo Adaltrio César de Souza, um dos coordenadores da ATST, todos os candidatos à prefeitura foram convidados a participar desses encontros, mas apenas Gabriel Chalita (PMDB) e José Serra aceitaram o convite.

Indagado pela reportagem por adotar a linha de não atacar candidatos concorrentes, Serra afirmou que está mostrando o que vai fazer. "Essas pessoas aí querem resolver o problema delas. Quando é necessário discutir política, discuto. Mas elas querem resolver o problema delas. Com elas, essa linguagem é o correto. Eu preciso dar a sinalização e assumir os compromissos."