Título: Tráfico dita regras de eleição em Nova Iguaçu
Autor: Remígio, Marcelo
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2012, Política, p. A6

O maior colégio eleitoral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, vai votar em outubro sob o medo. Traficantes que exploram pontos de venda de drogas em bairros ao longo da Estrada de Madureira (RJ-105), entre Marapicu e o Km 32, criaram regras eleitorais paralelas para moradores e candidatos. As intimidações têm impedido caminhadas, panfletagens e carreatas de políticos, que só conseguem furar o bloqueio com presença policial. Já os moradores são obrigados a recusar propaganda eleitoral.

A região da Estrada de Madureira soma 115 mil eleitores, dos 561 mil da cidade. Quem se aventura a fazer campanha é obrigado a seguir apenas pela via, sem acessar conjuntos habitacionais. Entrar nas ruas estreitas dos conjuntos Dom Bosco e Grão Pará significa pagar ao tráfico R$ 50 mil para ter livre acesso.

Pela cartilha eleitoral dos traficantes, moradores devem fechar as janelas das casas durante caminhadas de candidatos acompanhados pela polícia; retirar de imóveis e carros propaganda eleitoral de nomes não aprovados pelo tráfico, sob pena de os veículos serem queimados; votar nos apadrinhados das quadrilhas; e somente instalar placas de campanha nas casas caso o tráfico autorize. "A intimidação é grande, mas não posso deixar de fazer campanha na região. Se eu ceder e for eleito, como poderei atuar como prefeito, terei que pedir autorização ao tráfico?", indaga o candidato a prefeito Nelson Bornier (PMDB), que no dia 15 fez caminhadas no Grão Pará e no Dom Bosco escoltado por policiais e um caveirão. "Uma semana antes, um membro de nossa equipe teve braço e perna quebrados porque colocava placas nesses locais", lembra Bornier.

Em encontros semanais com os nove candidatos a prefeito, o juiz eleitoral Octávio Teixeira tem abordado a violência e intermediou um encontro pelo qual ficou acordado que a PM reforçará o policiamento em dias de atividades de campanha na região, bastando o candidato avisar.