Título: Hospedagem deverá ficar mais cara na Copa e Olimpíada
Autor: Marchesini , Lucas
Fonte: Valor Econômico, 25/09/2012, Brasil, p. A2

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, trabalha com o cenário de que não faltarão vagas em hotéis para os estrangeiros que vierem para o Brasil acompanhar a agenda de megaeventos esportivos que começa no ano que vem. Ele admite, porém, que os preços ficarão mais elevados. "O que nós vimos em Londres, é que os hotéis subiram o valor das diárias. Temos de aprender a lição de que é um componente de mercado que não se resolve com medidas governamentais", disse o ministro.

Vieira integrou a comitiva presidencial que visitou a capital inglesa durante os jogos olímpicos. Segundo ele, a metrópole europeia sofreu com engarrafamentos e a única medida perceptível em relação à mobilidade urbana foi a criação de faixas exclusivas para os atletas, para que eles não se atrasassem para as competições. "Os ingleses aceitaram as promoções oferecidas pelo governo para se afastarem de Londres durante o período da Olimpíada e permitir que Londres fosse tomada pelos turistas", acrescentou.

Vieira destacou a necessidade de reverter a percepção negativa dos brasileiros quanto ao sucesso dos megaeventos no país. Na avaliação dele existe o temor de que os estádios não ficarão prontos, assim como os aeroportos. "É preciso gerar uma demanda positiva", frisou.

O ministro do Turismo também descartou a possibilidade de faltar vagas em hotéis durante os megaeventos esportivos. "As grandes redes estão investindo", afirmou. Vieira vê a possibilidade de acontecer justamente o contrário. "Talvez tenha até oferta maior que a demanda", previu. (LM e ES)