Título: IBM e HP disputam primeiras posições
Autor: Brigatto, Gustavo
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2012, Empresas, p. B1

Nas listas dos grandes vendedores de software, equipamentos e serviços de tecnologia da informação (TI) no Brasil e no mundo, um confronto comum aos dois cenários chama a atenção: a disputa entre IBM e Hewlett-Packard (HP) pelas primeiras posições em duas categorias.

Nos últimos anos, ambas vêm investindo bilhões de dólares no desenvolvimento de produtos e na compra de empresas menores para compor uma estratégia conhecida como "one-stop-shop". A proposta é montar um portfólio com ofertas que atendam à maior parte das necessidades de seus clientes. Com isso, os fornecedores conseguem aumentar a receita média de cada contrato, além da margem de lucro.

A única área em que as companhias não se enfrentam diretamente é a de software. Nesse segmento, a HP não tem presença entre os 10 maiores vendedores - no Brasil ou no mundo. Não que a HP não seja uma grande desenvolvedora de software. É que, diferentemente da IBM, a maior parte desses sistemas é usado para fazer funcionar os equipamentos que a HP fabrica.

Na esteira das duas companhias, a Dell vem aos poucos criando sua estratégia de diversificação. O movimento foi iniciado em 2009 com a aquisição da Perot Systems, por US$ 3,9 bilhões. Desde então, a fabricante concluiu vários outros negócios para complementar sua oferta.

No começo do ano, a Dell nomeou o ex-executivo-chefe da CA Technologies, John Swainson, para comandar a recém-criada área de software. Hoje, a unidade representa US$ 1,2 bilhão dos US$ 60 bilhões de receita da Dell por ano, mas Swainson afirmou recentemente que quer elevar esse montante para US$ 5 bilhões em pouco tempo.