Título: Serra critica tarifa progressiva
Autor: Lima , Vandson
Fonte: Valor Econômico, 25/09/2012, Política, p. A8

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, criticou hoje a proposta do concorrente do PRB e líder nas pesquisas de intenção de voto, Celso Russomanno, de criar na cidade uma tarifa de ônibus proporcional ao trajeto percorrido pelo usuário. O postulante petista Fernando Haddad também tem recriminado a proposta, sob o argumento de que o morador da periferia, que faz um caminho mais longo para chegar ao trabalho, será penalizado.

"O sujeito que fizer isso vai ser enforcado em praça pública, porque vai castigar os mais pobres. É a coisa mais regressiva que eu já vi na vida", afirmou o tucano, que participou de evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Serra voltou a atacar Russomanno ao ironizar as afirmações do candidato de que foi o idealizador da Operação Delegada, convênio firmado entre as prefeituras e a Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP), que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga para complementar a renda. "Vamos ampliar a Operação Delegada, anunciada pelo Russomanno como proposta de campanha em 2010. Ele diz isso, eu acredito. Só que ela já existia desde 2009. Ele não sabia e não sabe até hoje, porque continua dizendo que foi ele que propôs. Nós fizemos no primeiro semestre de 2009, ideia do Coronel Camilo [ex-comandante da Polícia Militar] e do próprio [prefeito] Gilberto Kassab [PSD]".

Serra também fez pouco caso da proposta de outro concorrente, Paulinho da Força (PDT), que pretende criar eleições diretas para a escolha dos 31 subprefeitos da cidade. "Não faremos eleição para subprefeito nem nada parecido. A responsabilidade de governar é do prefeito, não se pode delegar". Questionado se aprova o modelo adotado por Kassab, que nomeou 29 coronéis da reserva para o comando das subprefeituras, Serra se limitou a dizer: "Eu tenho meu modelo, que é ter gente boa e qualificada. Pode ser coronel ou não".

O candidato tucano prometeu, se eleito, criar uma secretaria de licenciamento, que ficará responsável por acelerar a análise e autorização de espaços para a construção de empreendimentos. "Às vezes, demora dois anos e meio a autorização para construir um shopping. Acho um atraso de vida. Já temos um caminho que começou a ser pavimentado na atual prefeitura e vamos levar ao limite depois das eleições, inclusive criando uma secretaria de licenciamento".

Serra foi o último dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas em São Paulo a ser recebido pela ACSP. Apesar de seus organizadores afirmarem ser o evento de caráter apartidário, o vice-governador Guilherme Afif Domingos, ex-presidente da associação, teve espaço para fazer as considerações finais e pregou, com direito a trocadilho, o voto no tucano. "Não se pode pôr um garotão para comandar tanta responsabilidade. Eu não troco o Serra pelo duvidoso".