Título: Haddad adota defesa do consumidor
Autor: Cunto , Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 25/09/2012, Política, p. A8

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, iniciou a propaganda eleitoral de ontem com uma imitação do discurso de defesa do consumidor que tornou famoso o líder nas pesquisas, Celso Russomanno (PRB). O petista, que tenta conquistar os eleitores tradicionais de seu partido e que hoje declaram voto no adversário, simulou portar uma filmadora e apontou problemas dos usuários de ônibus e metrô.

"O transporte de São Paulo maltrata, e muito, a sua população", afirmou Haddad. Em primeiro nas pesquisas, Russomanno, como jornalista, se tornou conhecido por apontar os problemas do consumidor e buscar solucioná-los - algo que o candidato do PRB tenta reproduzir agora, ao exigir qualidade para o "usuário dos serviços públicos".

Haddad, que aparece em terceiro no Datafolha, detalhou propostas para o desenvolvimento de regiões carentes, para as linhas de metrô que pretende construir em parceria com o governo do Estado e o bilhete único mensal - com uma tarifa única que permite utilizar de forma ilimitada os ônibus por um mês. Buscou, assim, se contrapor ao líder nas pesquisas, que nos ataques dos adversários é taxado como o "candidato sem propostas".

O programa não teve a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparecia quase tanto quanto o candidato nas propagandas anteriores. Em seu lugar, a presidente Dilma Rousseff deu rápida declaração de apoio, dizendo que Haddad "defende, sinceramente, os mais pobres".

Diferentemente das inserções ao longo do dia, o programa eleitoral dos candidatos não fez ataques diretos a Russomanno. José Serra (PSDB), em segundo no Datafolha, preferiu polarizar com Haddad e voltou a criticar a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que o antecedeu no cargo, de 2001 a 2004. Na voz do narrador, o programa disse que a cidade foi entregue abandonada, com uma fila de credores e problemas na saúde.

Serra só apareceu depois, para destacar projetos e propostas para os deficientes físicos e mostrou mais uma vez a parceria com o governo do Estado. No início da propaganda, o tucano teve ceder, por determinação judicial, parte do tempo de publicidade para Haddad responder crítica de que Marta teria entregado a prefeitura com apenas R$ 16 mil em caixa - o petista alegou que havia muito mais dinheiro disponível, como comprovariam parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM) e o balanço financeiro da prefeitura.

Russomanno repetiu o modelo de outras propagandas. Num tom sério, mostrou relatos e apareceu conversando com idosos sobre a dificuldade de conseguir atendimento nas unidades de saúde. Mudou o tom no fim do programa, com uma música mais animada e cenas do candidato dançando forró com simpatizantes. "Sou pé de valsa mesmo, e não tem coisa mais gostosa do que dançar com quem tem carinho pela gente", disse.