Título: Dilma exalta Haddad em comício e diz que decidiu meter o bico em SP
Autor: Junqueira, Caio ; Cunto, Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2012, Política, p. A10

Lula, Dilma e Haddad: em São Paulo, presidente diz que seu antecessor deixou "uma herança bendita para o país"

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem à noite em comício na zona leste de São Paulo que decidiu "meter o bico" nas eleições da capital paulista porque "quem dirige São Paulo é muito importante para a presidenta". Disse que o candidato do PT, Fernando Haddad, é "um realizador de sonhos".

"Uma presidenta é presidenta dos 27 Estados, mas esse país é muito grande. E São Paulo é a maior cidade do Brasil, da América Latina e uma das mais importantes do mundo. Por isso que quem vai governar a cidade é muito importante para a presidenta. Eu estou aqui metendo o bico em uma eleição porque para o Brasil, São Paulo é muito importante. Então não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo", discursou.

A presidente tentou mostrar identificação com a cidade. "Eu morei aqui perto, na avenida Celso Garcia. Conheci a luta pela ditadura aqui. Fui presa aqui no presídio Tiradentes. Foi uma cidade que me acolheu e me protegeu. Uma cidade que devo respeito e gratidão", disse.

Sem citar nomes, criticou adversários. "Eu não falo mal de ninguém igual outros que ficam falando mal dos outros. São intolerantes, não respeitam a opinião dos outros, acham que sua opinião deve prevalecer. Esse não é o nosso pessoal."

A presidente também defendeu a gestão do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, presente ao evento. "Fico aqui feliz de estar com dois ministros meus, o [Aloizio] Mercadante (Educação) e a Marta [Suplicy, da Cultura]. Mas fico mais feliz de estar com o Lula. O Lula deixou uma herança bendita para o país. Tem muita gente que tenta mudar essa situação, mas não há como negar que ele fez o melhor governo e ninguém vai tirar dele essa herança. Ninguém nos fará esquecer isso", disse.

No final, pediu votos para Haddad. "Fernando Haddad é um companheiro de fé, uma pessoa que melhorou as condições de nossa educação, garantindo acesso universitário a quem não tinha esperança. Fernando Haddad é um realizador de sonhos. É honesto, trabalhador e pode dirigir a prefeitura. Eu vim aqui não ser contra quem quer que seja, mas ser a favor de Fernando Haddad", afirmou, para concluir: "Vamos garantir creche para as crianças, vamos continuar a garantir a distribuição de renda agora e sobretudo vamos continuar sendo um governo para o povo. O Fernando Haddad faz a diferença. Por isso que na urna, na hora que votarem, votem em quem faz a diferença aqui em São Paulo. Votem em Fernando Haddad. Vote 13", pediu.

Em rápido discurso, Lula atacou os principais adversários do PT: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o seu candidato, o tucano José Serra, e o líder nas pesquisas, Celso Russomano (PRB).

O ex-presidente comparou Russomano à prefeita de Natal (RN), Micarla de Sousa (PV), novata na política e que também tinha um programa de televisão e era conhecida na cidade em razão disso. Com baixíssima aprovação - apenas 1% de acordo com pesquisa recente -, Micarla foi abandonada pelos aliados e sequer teve condições de concorrer à reeleição neste ano.

"Uma coisa é estar na televisão dizendo que vai melhorar, dando dentadura e outras coisas. Outra coisa é ser prefeito. A última coisa grave aconteceu em Natal (RN). A Micarla foi ser candidata a prefeita. Teve 75% dos votos [na verdade, foram 50,8%] e agora tem 92% de rejeição. Não conseguiu fazer absolutamente nada", disse.

Mais cedo, em caminhada também na zona leste, Fernando Haddad também atacou seus adversários e afirmou que os apoiadores dos concorrentes começam a reagir a seu crescimento - uma resposta ao comentário feito pela manhã pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus.

"Atenção São Paulo. Gostaria de me omitir nesta eleição, mas não podemos deixar que Haddad, autor do kit gay, vá p/ o 2º turno. Vote em [José] Serra [PSDB]!", escreveu no Twitter o pastor. O "kit gay" foi um material produzido na gestão de Haddad no Ministério da Educação para combater a homofobia e que foi vetado depois da pressão da bancada evangélica no Congresso.

Para Haddad, Malafaia "está sentindo a mudança" no cenário. "Já era esperado que o nosso crescimento gerasse uma insatisfação muito grande nas hostes dos nossos adversários", afirmou. O petista está empatado tecnicamente com Serra nas pesquisas - o tucano tem 22%, segundo o Datafolha divulgado na quinta-feira, e Haddad está com 18%. O líder é Celso Russomanno (PRB), com 30%.

Na caminhada em São Mateus, Haddad focou as críticas em Russomanno, que ostenta alta intenção de voto no local, embora o bairro seja um tradicional reduto do PT. À tarde, o petista fez carreata no bairro de Itaquera. E em seu programa eleitoral na TV, destacou o desempenho em pesquisas e exibiu imagens de Lula em comício no sábado.