Título: Carrefour assume oito postos de gasolina da Esso
Autor: Facchini, Claudia
Fonte: Valor Econômico, 23/10/2006, Empresas, p. B5

O Carrefour, segunda maior cadeia de supermercados do Brasil, assumiu há cerca de duas semanas oito postos de combustíveis que pertenciam à Esso no país. Cinco ficam em Porto Alegre (RS), dois na capital paulista e um em Curitiba (PR) e todos continuarão funcionando com a bandeira da petrolífera, impedida pela legislação de continuar operando esses pontos-de-venda. O Carrefour alugou os postos, que são ainda abastecidos pela própria Esso.

Com a transação, a rede francesa entra de uma só vez em dois novos segmentos no varejo brasileiro, o de postos de combustíveis de rua e o de lojas de conveniência, setores em que já é forte Europa. "O objetivo do Carrefour é chegar mais perto dos clientes nos bairros, seja com supermercados, lojas de conveniência ou postos de gasolina", afirma Paulo Silveira, que foi contratado há um ano e meio pelo Carrefour como diretor de combustíveis, cargo que antes não existia na empresa. Silveira veio da Esso, onde era gerente regional, e agora comanda uma equipe dedicada à área na varejista francesa.

O Carrefour foi a primeira rede a abrir postos em hipermercados no Brasil, em 1994, modelo que foi seguido depois pelos concorrentes, como o Extra, do grupo Pão de Açúcar. A varejista francesa possui hoje postos em 57 das suas 136 lojas no Brasil.

O primeiro posto de combustível de rua do Carrefour foi aberto, na verdade, em abril deste ano, em Curitiba, com a bandeira Ipiranga . "Com a Esso, passamos agora a ter dois postos de rua na cidade", afirma Silveira.

O executivo diz que existe um grande potencial para esse novo modelo de negócio no Brasil. "Mas o setor de combustíveis é um mercado de baixas margens de lucro e um alto grau de informalidade. Só vamos assumir um nova operação se for rentável". Nos hipermercados, os postos do Carrefour são abastecidos pela Shell e Ipiranga. "Eles continuam sendo nossos fornecedores", explica Silveira.

Na Europa, o Carrefour já possui uma posição consolidada no mercado de combustíveis. A multinacional possui também duas bandeiras de lojas de conveniência na França e esse é, com certeza, um negócio que interessa ao grupo no Brasil.

A varejista ainda não definiu qual será o nome que irá adotar nas lojas de conveniência que funcionarão dentro dos postos de gasolina brasileiros. É provável que opte por adaptar o modelo a importar uma bandeira da matriz.

A Esso precisou se desfazer dos postos de gasolina devido à interpretação da legislação brasileira que diz que as petroleiras não podem elas mesmas operar postos de gasolina. A multinacional teve de fechar 27 postos de combustíveis no Brasil, que eram operados por uma de suas controladas, a Servacar e, desde então, começou a procurar operadoras para esses postos.

O mercado de combustíveis também desperta o interesse de outras varejistas, como o Pão de Açúcar e o Wal-Mart, que passou a ter postos no país com a aquisição do Sonae. O grupo Pão de Açúcar avalia, inclusive, criar uma diretoria específica para cuidar dos negócios não-alimentares, que inclui postos, farmácias e eletrônicos. Para ocupar o cargo, o grupo chegou a atrair Luiz Rodolfo Landim, ex-presidente da BR, distribuidora da Petrobras, mas a contratação não foi para frente.

(Colaborou Heloísa Magalhães, do Rio)