Título: Após recorde, vendas caem 31,5% em setembro
Autor: Laguna, Eduardo
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2012, Empresas, p. B8

Depois do recorde de agosto, as vendas de carros despencaram no mês passado, marcando um tombo equivalente a 127,9 mil unidades. Apesar do bom desempenho na primeira quinzena - quando os resultados ainda repercutiam o movimento de antecipação de compras de agosto -, setembro acabou fechando 31,5% abaixo dos volumes registrados no mês anterior.

Em relação ao desempenho de um ano antes, os emplacamentos cederam 5,4%, na primeira queda na comparação anual em quatro meses. No total, foram emplacados 277,6 mil automóveis e utilitários leves no mês passado, segundo balanço divulgado pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos.

No período, a Fiat liderou as vendas, com 24,3% do mercado. Na sequência aparecem a Volkswagen (22,2%), a General Motors (17,2%) e a Ford (8,4%).

Além da natural perda de ritmo após a marca histórica de agosto, quando as vendas superaram 405 mil unidades, o resultado de setembro foi comprometido pela falta de automóveis nas revendas, principalmente os mais populares.

As vendas de carros agora acumulam, no ano, crescimento de 5,5%, totalizando 2,66 milhões de unidades em nove meses. O balanço está abaixo da projeção de 8% traçada pela Fenabrave para 2012.

As previsões da Anfavea, que representa as montadoras instaladas no país, apontam para uma evolução de 4% a 5% do mercado em 2012, superando o recorde do ano passado, quando 3,6 milhões de veículos foram emplacados, incluindo na conta caminhões e ônibus.

Segundo o levantamento da Fenabrave, as vendas de caminhões continuaram em queda livre no mês passado - desta vez marcando um recuo de 43,3% em relação a um ano antes. Na comparação com agosto, a queda no mercado foi de 25,5%, mostrando que ainda não se notam efeitos das medidas de incentivo do governo ao setor de bens de capital, como a redução nos juros dos caminhões para 2,5% ao ano em agosto.

No total, 8,5 mil caminhões foram vendidos em setembro, levando o acumulado nos nove primeiros meses do ano para 100,1 mil unidades, o que representa uma queda de 22,8%.

As vendas de ônibus, por sua vez, caíram 36,8% ante agosto e 35% em relação a um ano antes, para 2 mil unidades.

O balanço da Fenabrave mostra também que 115,3 mil motos foram emplacadas no país no mês passado, 34% a menos do que o volume do mesmo período de 2011 (174,5 mil unidades). Na comparação com agosto, as vendas de motos cederam 18%.

A Honda, líder no segmento, teve 79,1% do mercado de duas rodas em setembro, seguida pela Yamaha (10,3%). Afetado pela restrição de crédito, o mercado de motos deve fechar 2012 com queda de 12%, somando 1,7 milhão de unidades, estima a Fenabrave.