Título: Blairo Maggi enfrenta protestos de ruralistas por seu apoio a Lula
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2006, Política, p. A5

A opção do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, pela candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não só dividiu o setor rural como tem provocado confrontos diretos com os produtores agrícolas. Ontem, Maggi foi vaiado, insultado e chamado de "traidor" por agricultores de Cascavel, no oeste do Paraná, durante um ato de apoio ao petista e ao governador Roberto Requião (PMDB). "Como ele tem coragem de vir aqui? É um traíra que resolveu as dívidas dele e deixou a gente na mão", desabafou o presidente do sindicato rural, Nelson Menegatti, que mandou espalhar faixas de protesto contra Maggi pela cidade.

Na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Maggi foi interrompido várias vezes durante sua palestra e teve de deixar o local antes do horário previsto. "Alguns produtores estavam exaltados e fizeram um protesto forte contra a adesão dele ao presidente Lula", relatou o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, que acompanhava Maggi na reunião. Também estavam presentes ao ato o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o vice-governador Orlando Pessutti; e o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek. "Ele era uma referência do setor. Não precisava se expor dessa maneira. Há um clima de hostilidade e indignação contra ele", resume o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura.

Reeleito em primeiro turno com 65,4% dos votos, Maggi decidiu visitar as principais regiões agrícolas dos Estados do Sul para arrebanhar os votos do setor para Lula. O efeito, porém, tem sido o contrário, acirrando os ânimos contra o presidente, acusado de ter relegado os problemas do campo. No fim de semana, a fúria dos produtores de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, impediu a realização de um ato público e uma carreata em apoio a Lula e ao candidato a governador que o presidente apóia, o senador Maguito Vilela (PMDB). Diante da reação, a visita de Maggi resumiu-se a uma discreta reunião com poucos presentes em um hotel da cidade. "Ninguém está feliz com a política do governo Lula. A classe está indignada. Foi um apoio oportunista porque é motivado por interesses empresariais e políticos", diz o deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO). Maggi não foi localizado para comentar.

Hoje, Maggi deve continuar a peregrinação pelo Sul com visitas a Porto Alegre e Santa Maria (RS) e Chapecó (SC).